Vim + TMUX + Clojure

André Luís
2 min readDec 30, 2015

Apanhei muito tentando mudar para o emacs que seria o melhor dos mundos para desenvolvimento com clojure, mas nem utilizando o famoso Evil eu consegui me adaptar.

Depois de varias pesquisas encontrei algo que me dava uma sensação de agilidade no desenvolvimento utilizando o repl com VIM.

Configurando o TMUX

Para não ter conflitos com o VIM eu troco o Ctrl-b por Ctrl-a

set -g prefix C-a unbind C-b

Configurando o VIM

Existem tonelaaaaadas de plugins para clojure e boa parte mantidos pelo Tim Pope, mas como menos é mais eu só uso dois.

Colocando para funcionar

Com o TMUX aberto execute vim test.clj e abra um pane do lado direito e execute lein repl, você vai ter algo assim:

No pane do VIM você vai clicar duas vezes Ctrl-c e ele vai perguntar o socket (para o nosso exemplo não precisamos alterar nada) apenas aperte o enter, em seguida ele perguntar o pane e no nosso caso vamos escrever 1.2 (Window -> 1 / Pane -> 2) e pronto o VIM está conectado no REPL.

Para testar basta escrever um codigo e com o cursor em cima do código executamos o Ctrl-c 2 vezes e o resultado vai aparecer no REPL.

--

--