Como combater a corrupção dentro da sua empresa?

No Brasil hoje a corrupção é assunto de qualquer conversa, por tudo o que está acontecendo atualmente no país a população está mais atenta as notícias e medidas para combater a corrupção, questionando suas atividades do dia a dia e os valores que ensinam aos seus filhos. Porém, passamos maior parte de nosso dia em nossas empresas, seja você um empreendedor, diretor, gerente ou colaborador. Afinal, como combater a corrupção dentro de uma empresa?

ISO 37001 — Sistemas de gestão antissuborno, sim! Uma norma ISO pode lhe auxiliar no combate a corrupção dentro de qualquer empresa, independente do porte e/ou ramo de atividade. A Norma ISO 37001 foi publicada pela ISO em Outubro/2016 e sua versão brasileira será lançada no primeiro semestre de 2017. Talvez você esteja pensando como uma Norma pode ajudar sua empresa no combate a corrupção, é simples, vamos lá:

Contexto da Organização e Partes Interessadas

A Norma defini que as empresas devem estabelecer por meio de metodologia o contexto da organização e as partes interessadas pertinentes para ações antissuborno, assim dentro dos processos de gestão a empresa irá priorizar ações dentro de um contexto pré estabelecido e conhecido.

Política Antissuborno

A empresa também deve estabelecer uma política clara de antissuborno, onde deve constar no mínimo esclarecimentos formais sobre proibição de suborno, cumprimento de leis antissuborno, autoridade, independência, e as consequências do não cumprimento.

Análise de Risco

Uma análise de risco com a metodologia da preferência da empresa deve ser estabelecida, afim de identificar riscos de suborno para que possa priorizar ações para esses identificados.

Os itens acima farão parte de um sistema de gestão antissuborno, o qual será uma ferramenta contínua para combate a corrupção dentro dentro de sua empresa, influenciará as pessoas que atuam na empresa sobre práticas e uma cultura definida para combate a corrupção, colocará o assunto em pauta, irá atrair debates sobre o tema e principalmente consolidará os valores de uma empresa.

A ISO 37001 é um meio, um método, uma forma, uma ferramenta que podemos usar dentro de nossas empresas para começar a transformar uma sociedade, e então, vamos iniciar algo para realmente mudar?