NBuilder e Faker.Net

Excelentes bibliotecas para fazer testes

A dica hoje é a utilização de duas bibliotecas que tenho usando para meus projetos pessoais e até mesmo na empresa onde trabalho. O nome delas são NBuilder e Faker.

O NBuilder nos permite criar dados reais para teste, de forma fluente e extensível. As propriedades e campos públicos são preenchidos com valores automaticamente. Além disso, ele também nos permite subtituir os valores dessas propriedades manualmente. A documentação dele é super simples, mas não irei entrar no mérito de explicar todas as formas possíveis de utilzar o NBuilder.

Para mais informações, acesso o repositório Git aqui.

Já o Faker.Net, é uma biblioteca que nos permite criar de forma fácil dados fictícios de endereços, nomes, telefones, cidades etc. Isso nos ajuda muito a prencher algumas propriedades automaticamente. Os exemplos no endereço Git são de forma simples e bem entendida.

Para mais informações, acesso o repositório Git aqui.


Demonstração

Vamos então a um exemplo usando as duas bibliotecas separadas e depois em conjunto. Para isso vamos precisar intalar via Nuget (Package Manager Console)

Install-Package Faker.Net
Install-Package NBuilder

Criei uma classe chamada Address, qual vou fazer meus testes.

Aqui temos então o uso das bibliotecas:

  • No primeiro teste, criei uma lista contendo 100 endereços com dados aleatórios.
  • No segundo, criei um endereço usando o Faker.Net.
  • E por último, usei 2 funções do NBuilder para preencher os dados de forma manual (All e With). All é uma função que diz que todos os campos serão usados, e o With para informar qual campo (individualmente) irá ser alterado.

Conclusão

Acredito que foi simples o entendimento. Com essas bibliotecas podemos brincar com dados fictícios, popular tabelas em banco de dados, criar stubs, injetar dados em serviços, enfim… Fica a sua escolha!

Acrescento abaixo mais um link de referência, com uma documentação um pouco mais extensa sobre o NBuilder.

Bom… é isso. Até mais! :o)