Os principais problemas causadores de mal estar entre os professores e alunos, encontram-se em determinados fatores como a postura autoritária desses professores perante os alunos, a falta de habilidade do professor em motivar a turma para o aprendizado em grupo, a falta de visão do professor nas questões sociais onde o aluno se encontra, e a estrutura pobre que a escola oferece, principalmente no uso de recursos tecnológicos necessários para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

É fato que as novas tecnologias presentes na sociedade leva a uma facilidade no acesso as informações de âmbito global. Os alunos quando chegam na sala de aula já possui um determinado conhecimento prévio proporcionado por essa tecnologia, e os professores, por sua vez, por não dominarem, ou por desinteresse, não modificam a sua maneira de ensinar usando a criatividade e dando a devida atenção as novas práticas de ensino que levariam a um cenário mais participativo e inovador no ambiente escolar.

Penso que muitos professores sentem medo de aprender e usar essa tecnologia em sala de aula, e outros não estão dispostos a terem que desenvolver novas maneiras de ensinar com ajuda desses recursos tecnológicos, e abdicar de ensinar usando o método tradicional em que já estão acostumados. Há a necessidade de uma mudança de visão em relação a escola que se encontra hoje inserida em um mundo altamente globalizado e tecnologicamente estruturado.

Sim, concordo que apesar do grande avanço tecnológico a sociedade encontra-se carente e com problemas antigos em relação aos avanços sociais e na qualidade de vida das pessoas. O avanço tecnológico muitas vezes visa o lucro imediato gerando modismo de consumo ao fabricar cada vez mais produtos similares que não visam o desenvolvimento social, educacional e humano. Então, devemos refletir e termos cuidado para não sermos escravos de uma ideologia tecnológica que nos cega tirando a percepção critica do consumo em sociedade.

Like what you read? Give Nelson Barreto Jr a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.