Qual o Impacto da tecnologia na educação?

Atualmente dispomos de uma grande variedade de recursos tecnológicos que nos auxiliam em todos os aspectos da nossa vida em sociedade. São vários aparelhos e sistemas que estão dispostos em nossas casas, empresas e nas escolas. Chamamos de Revolução Digital a quarta revolução na comunicação, as primeiras foram a escrita, o alfabeto e a imprensa.

O modelo educacional tradicional das escolas, onde, o professor detinha uma postura conservadora, era tido como o dono do conhecimento e único responsável pela transmissão dos conteúdos, não se aplica mais nos dias de hoje. Diante disto, para pensarmos em um modelo novo de escola, não basta termos uma estrutura tecnológica eficiente. Os professores, com o uso dos recursos tecnológicos, deverão promover para os alunos o desenvolvimento de competências necessárias à resolução de problemas pertinentes na vida real.

A escola em o papel fundamental de formar alunos, mostrando que o conhecimento, nos nossos dias, está se tornando cada vez mais dinâmico e inacabado, pois, sempre estamos aperfeiçoando um determinado assunto com ideias inovadoras e colaborativas. É preciso repensar a escola adotando um novo modelo que necessariamente deverá contemplar o uso de uma nova pedagogia acolhedora, onde o diálogo entre educador e educando seja um aspecto primordial como citava nosso grande educador Paulo Freire.

Freire que defendia uma pedagogia crítica e trabalhava na área da educação popular, combatia a pura compreensão quantitativa do conhecimento, ele enfatizava a necessidade do educador em compreender o ato de ensinar, estimulando, assim, uma pedagogia da curiosidade, em que incentivava os alunos a pensarem nas questões do cotidiano. Freire também citava o grande desequilíbrio entre o aprendizado e o ensino. Ele dizia que o ensino está mais valorizado que a importância do aprendizado.

Na visão de Paulo Freire a tecnologia pode ser usada para melhorar a escola, descobrindo-se novas maneiras de se lidar com as crianças que já nascem numa era digital. “Modificar a escola para um novo ser tão atual quanto a tecnologia”( Paulo Freire).

Da mesma forma Seymour Papert defende o modelo do construcionismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio do uso de alguma ferramenta que seja facilitada pelo uso dos computadores. Ele defende o uso dos computadores como um poderoso artefato educacional que pode auxiliar no processo de construção de conhecimentos.

Estamos diante de um cenário onde dispositivos tecnológicos estão cada vez mais sendo utilizados no ambiente escolar. Podemos então tentar refletir sobre a questão inicial do impacto que essa tecnologia esta exercendo nesse contexto. De um modo geral, as escolas tem demonstrado uma resistência a essas mudanças, por conta de alguns fatores, como, a preparação dos professores e o uso de uma pedagogia inovadora que comtemple a utilização desta tecnologia.

Talvez um dos grandes impactos na educação seja a mudança para a construção coletiva do conhecimento, um grande desafio que afetará a escola. A escola certamente terá que ser reinventada, focada no conhecimento coletivo que será facilitado com o uso adequado das tecnologias atuais.

Like what you read? Give Nelson Barreto Jr a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.