Electron

Afinal o que é isso?

Electron e a nova plataforma de desenvolvimento de apps desktop que basicamente usa HTML,CSS, Javascript. Desenvolvida pela equipe do Github inicialmente para desenvolver o editor de texto Atom . Foi criado em Janeiro de 2013, liberada para Open Source em Maio de 2014 e chamada de Electron em Abril de 2015.

Por que devo me importar com essa tecnologia?

Atualmente o Github é o maior repositório de códigos do mundo, um verdadeiro parque de diversões para desenvolvedores. Certamente uma tecnologia tão promissora como esta sendo criada por essa equipe que tem visibilidade de milhões de desenvolvedores e formadores de opnião, sem duvida tem tudo pra ser o novo queridinho do mercado e rapidamente redefinir a maneira com que criamos apps para Desktop.

Quais as vantagens de usar o Electron??

Além da velocidade na criação dos apps e na facilidade para implementa-los nativamente usando Javascript e node.js posso citar que será mais fácil o trabalho do desenvolvedor pois essa ferramenta possui a habilidade de construir apps para Mac, Windows e Linux. As API’s são todas do Node.js .

Como o Electron funciona??

A arquitetura é dividida em duas partes chamadas de a primeira chamada de “The Main Process” que basicamente mostra a GUI criando paginas web. É composto pelo browser-window, IPC, node.js, menu e dialog. Sendo o Browser-window responsável por criar a o link com a segunda parte da arquitetura e o IPC faz a comunicação entre eles. Essa é a parte Back-end.

A segunda parte chamada “The Renderer Process” é o processo pelo qual a pagina web se utiliza da arquitetura de multi-processamento do Chromium para mostrar sua interface. Essa é a parte front-end.

O que já foi criado com o Electron?

Atom, Slack, Nylas, Jibo, hive, visual Studio Code, Gitbook, Gitkraken, Wire, entre outros http://electron.atom.io/apps/

Like what you read? Give Neno Almeida a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.