O Metrô de Goiânia

O design especulativo como reflexão da realidade.

O transporte público eficiente talvez seja um dos poucos consensos em escala planetária. Quem vive em Goiânia a mais de vinte anos provavelmente já escutou muitas histórias (estórias?) sobre os planos para construção do Metrô de superfície e mais recentemente do VLT. Em comum nestes projetos é o fato de sempre terem ficado no papel e nas promessas vazias feitas às vésperas de alguma eleição.

Se é pra imaginar como seria, porque não imaginar de verdade? Com isso em mente eu passei a pensar no metrô dos sonhos que poderia existir em Goiânia — com direito a linha de trem até Brasília.

Obviamente o mapa é só um exercício estético sem rigor científico algum. Mas ele nos leva a refletir sobre as possibilidades que existem. Toda cidade nasce de sonhos. Em algum momento da história alguém olhou para um descampado e pensou que ali poderia ser uma cidade.

Acredito que devemos refletir sobre as cidades, sobre os espaços públicos e o mais importante, sonhar com suas possibilidades. Vale lembrar que o Metrô de Shenzhen foi construído em pouco mais de dez anos.

Versão completa do Mapa de um utópico Metrô de Goiânia

Aqui tem um versão em PDF caso queira imprimir ou ver em detalhes.

O que acham? Qual seria a experiência de se viver em uma cidade assim? Quais os problemas? O que falta?