Está confortável?

Neverson Santos
3 min readMay 12, 2016

--

Graça e Paz! Um dia desses me peguei pensando: Se existe um vilão no nosso caminho, é o conforto, sempre que estamos confortáveis significa que algo está errado. Pense bem, quando estamos sentados em um excelente sofá, ou deitados em uma deliciosa cama, a última coisa que pensamos é em levantar. Por vezes, enquanto eu e minha esposa estamos arrumando a casa e limpando as coisas, olho várias vezes para o sofá, quase posso ouvir ele me chamando “Senta aqui, cara! Só um pouquinho, depois você termina a faxina”, mas eu sei que se eu sentar, mesmo que seja só um pouquinho, vai ser muito difícil levantar depois e terminar as tarefas.

Nossa vida também é assim, há momentos em que está tudo numa boa e se Deus não toma uma providência, nós nos acomodamos e esquecemos o que temos por fazer. Lembro de pelo menos dois personagens bíblicos que se encaixam perfeitamente no que estamos comentando. José (o que governou o Egito) e Sansão. Em Gênesis, no capítulo 37 e no versículo 3, encontramos o seguinte: “Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.” (NVI). Já em Juízes no capítulo 14 e no versículo 3, encontramos o seguinte: “(…)Sansão, porém, disse ao pai: ‘Consiga-a para mim. É ela que me agrada’”. O que eu consigo enxergar aqui é que esses dois caras eram “filhinhos do papai”. Um era o preferido, o outro tinha todas as vontades feitas pelos pais. Fala sério! Quer mais conforto que isso. E é aí que mora o perigo. Eles estavam tão confortáveis que não queriam deixar de lado essa mordomia. Foi preciso uma intervenção externa para que eles tomassem uma posição. No caso de José, vendido aos ismaelitas como escravo por seus próprios irmãos. No caso de Sansão, traído por sua amante e entregue aos filisteus. Ambos passaram por momentos terríveis, mas no final de suas jornadas, cumpriram o propósito de Deus para suas vidas.

Eu fico pensando as vezes como se José tivesse questionado o Senhor desde o início para que Deus revelasse Seu propósito, se tivesse dito a seu Pai: “Eu não sou melhor que meus irmãos. Não mereço privilégios.” Se Sansão tivesse orado e pedido uma esposa ao Senhor, se seus pais o tivessem dito mais “Nãos” ao invés de fazerem todas as vontades dele. Será que o propósito de Deus se cumpriria da mesma forma ou com menos sofrimento?. Bom de fato, nunca saberemos. Mas o que fica pra nós é uma grande lição: Não viemos ao mundo por um simples acaso. Deus tem um propósito a se cumprir na nossa vida e é muito importante descobrir qual é este propósito e o que Deus quer fazer através de você. Não existe lugar melhor para estar, se não no centro da vontade de Deus. Pode soar estranho para você (tenho certeza que em breve deixará de ser), mas o fato é que quando estamos em Cristo e fazemos a vontade de Deus, somos verdadeiramente felizes.

E aí? Está confortável? Minha dica não tem como ser outra senão: “Levante-se e busque a vontade de Deus e o Seu propósito para sua vida!”.

--

--

Neverson Santos

Cristão, casado, pai de duas lindas meninas, gaúcho - amante das tradições do pampa - músico nas horas vagas e grande entusiasta do êxodo da zona de conforto.