
“Pronto! Olhou mais de 2segs… Pronto!”
Título inspirado nos lindos baianos #sóbahianosentenderão
No aeroporto, em sampa, enquanto aguardo a chamada do voo, largo o livro de lado e me preparo. Chegou a hora de encontrar uma conexão especial.
- quem acompanha sabe do exercício: 2segs…Papeie!
Para minha frustração, minhas duas possíveis investidas foram sem sucesso.
a) A senhora distinta e feliz, ao meu lado direito, quando ofereci balinhas, comia seu amendoim e não deu seguimento no contato.
b) A mocinha que sentou ao meu lado, mesmo depois ofertar a balinha, insisti oferecendo lugar pra colocar sua mochila — que estava no chão — deu de ombros. (“Tocos” fazem parte do exercício..rs)
Subo na aeronave, notei que tenho duas novas oportunidades, os meus companheiros de fileira.
NADA FEITO!
Segue hipnotizados, com seus fones e seus canais preferidos na telinha do assento a frente.:(Fui retirar minha mala, tristinho. Como assim? Chegarei em Feira de Santana — Bahia sem meu “presentinho”? Nada de colecionar uma pessoinha especial e única que iluminara o começo desta jornada.
Affffff faiô — pensei.
Saio do desembarque e vou procurar a empresa indicada, que me aguardava, para seguir viagem.
- Olho a distância… oi???? Ao lado da plaquinha, esta a mesma senhora do amendoim. Que já me olha sorrindo.
Sabia que você ia comigo — ela diz.
Fomos somente eu e ela, a jovem Dona Cinira Cardoso (ai de mim que ela leia eu chamar de dona… já me deu bronca no caminho, toda vez que eu dizia).
A mágica aconteceu.. é claro!
Viemos eu e Cinira, desde Salvador até Feira de Santana no maior e mais instigante papo do mundo.
Aquela jovem linda, contava que leciona desde seus 18 anos. Paulista, residente do estado da Bahia a 35 anos, Pedagoga, Professora, Mestra em Gramática, Coordenadora de projetos científicos na Universidade do Federal da Bahia, junto com o ministério da Cultura da Bahia.
Falava com um brilho nos olhos que não vejo em muitos meninos por este Brasil, sobre sua nova empreitada. Levar a cultura da Bahia a outros estados do Nordeste, através da gramatica e literatura. Além de, contar sobre todos os lugares do Brasil e do mundo que conhece. Sobretudo citava a sua PAIXÃO pelo país e nossas pessoas.
UFAAAA! Imagine o quão rico foi todo o papo!
Por incrível que pareça, ela “fala mais que eu” kkkkk!
Todos os dias eu escuto pessoas falarem mau do Brasil, da educação e do nosso futuro da nação. Sou também, declaradamente um entusiasta da necessidade da reformulação da educação acadêmica e social. Contudo, ela, a JOVEM Cinira, valida a minha visão.
Não temos que incentivar jovens a desistir da universidade, uma vez que ela está engessada e até ultrapassada (muitas vezes). Mas, temos que inspirar estes jovens, capacitar os docentes a um novo modelo de educação.
Esta mulher é a prova que existe Brasileiros, Professores orgulhosos, que fazem o que fazem pelo PROPÓSITO de um país desenvolvido, consciente, realizador, apaixonado por suas riquezas, amante de suas pessoas e sim, ciente de suas necessidades e fragilidades.
Concluo com um dito dela que me emocionou:
“Eu tenho 74 anos, a 54 leciono, já me aposentei, continuo trabalhando e me chamam de louca. Mas todos os dias que encaro um novo projeto, ou converso com meninos nas escolas ou na faculdade, sinto como se fosse a primeira vez.Isto me move. Eu amo e acredito no Brasil! Sabe Rodrigo, Roma? Grécia? Madri? Jerusalém? São lindas… mas eu não troco a minha FEIRA DE SANTANA e MEU BRASIL!”
Obrigado Cinira Cardoso pelo presente da companhia, inspiração e aprendizado.”Você” — como me ordenou chamá-la — é um presente ao nosso Brasil.Obrigado, obrigado e obrigado pela aula de FELICIDADE E SENTIDO!
Sigo com a certeza que o maior e melhor legado da minha jornada, são as conexões “inesperadas” que coleciono.

Sawabona Shikoba!
#teencontronotopo
Rodrigo Hernandes
Apaixonado por GENTE e NEGÓCIOS
Canais: Facebook | Youtube | Instagram | Twitter
e-mail: rodrigo.hernandes@projetocuica.com.br | whats: +55 13 78154662