Francês Pierre-Louis Ferrer consegue fotografar até o que não conseguimos ver

Newronio ESPM
Aug 31, 2018 · 3 min read

O fotógrafo francês Pierre-Louis Ferrer fez um ensaio em Dordogne, na França. Porém, o que ele fotografou é diferente do que estamos acostumados a ver, literalmente. As fotos retratam o invisível aos nossos olhos.

Pierre gosta de trabalhar com espectros de luz que não são sensíveis ao olho humano: “Meu viés artístico é baseado no invisível e imperceptível. Eu gosto de trabalhar com partes da luz que não conseguimos ver (infravermelho e ultravioleta) e com técnicas como longa exposição, assim, consigo mostrar diferentes pontos de vista do nosso mundo,” o fotógrafo disse em uma entrevista para o site Colossal.

Espectro da luz visível ao olho nú.

Ele explicou que usa um filtro o qual capta muita luz infravermelha e pouca luz “normal” (visível no espectro). Assim, as fotos acabam saindo diante um ponto de vista que não temos acesso, assim, representando uma dimensão diferente.

“Meu intuito é dar às pessoas um convite para a contemplação, reconhecendo a natureza presente na área urbana, e também conscientizar sobre o impacto que meio ambiente tem dentro de nós, e vice-versa.”

Observe a sequencia de fotos:

Segundo ele, as plantas e árvores reagem bastante a exposição da luz infravermelha, por isso, são o objeto em maior destaque nas fotos.

Para conferir mais do trabalho de Pierre, visite seu instagram pessoal.

Newronio ESPM
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade