Opioides: uma campanha para discutir um vício desconhecido

Drogas que atuam no sistema nervoso com o objetivo de aliviar qualquer tipo de dor física, produzindo um efeito parecido com o da morfina. Esses são os Opioides. Na medicina, eles são prescritos para alívio da dor, em processos como anestesias. Não são todos os opioides que são ilícitos, mas esse tipo de substância pode causar dependência muito rapidamente — em menos de 5 dias, e poucas pessoas sabem disso.

No Brasil, esse tipo de vício não é tão difundido. Mas para jovens americanos é muito comum. Um dado publicado no site Truth Initiative nos mostra a dimensão do problema: nos EUA, morreram mais de 115 pessoas por dia por conta de overdoses de opioides em 2016. Esse ano, estima-se que mais de 2 milhões de americanos sofrerão por vício, tanto de opioides prescritos quanto ilícitos.

Pensando nisso, a Truth (uma campanha americana anti tabagismo) está realizando uma ação contando a história de jovens que se tornaram viciados nesse tipo de droga e as suas tentativas para superar a dependência. Os vídeos foram publicados no Youtube e nas redes sociais, mas também foram divulgados em algumas ruas nos Estados Unidos, causando muitas reações e sentimentos.

A história de Rebekkah.

A história de Chris.