30 dias e um par de muletas

Como uma cirurgia no joelho mudou minha perspectiva sobre o design


Como designers, sempre nos gabamos de realizar projetos focados no usuário, com todo aquele blá blá blá sobre heurística, usabilidade, UX, dentre outros termos bonitinhos e complicados que muitas vezes não são explorados o suficiente em nosso trabalho.

Fui capaz de notar isso logo no dia seguinte ao da minha cirurgia no joelho esquerdo. Graças a um futebol de final de semana, dei conta de romper o ligamento cruzado e lesionar o menisco, tudo na mesma partida. Incrível né?

Dentre as instruções do médico, duas deveriam ser seguidas estritamente: "Não pise com esta perna" e "Não dobre o joelho".

"Ah… Tranquilo…", pensei. Logo a primeira dificuldade de seguir as recomendações do doutor veio junto com minhas necessidades fisiológicas. Meu apartamento é bem pequeno, consequentemente "sentar ao trono", para fazer você sabe o quê, foi um exercício de paciência, raciocínio e auto-controle corporal. Fiquei até orgulhoso.

E naquele momento de reflexão, enquanto amaldiçoava mentalmente o arquiteto que desenhou uma porcaria de banheiro com 90cm de parede a parede, tive o insight: "Cara! Que merda de designer que eu sou!".

Existem tantos aspectos de design com os quais devo me preocupar que normalmente esqueço de um bastante importante: acessibilidade.

Só quem possui uma deficiência física temporária ou permanente, realmente sabe como é complicado querer fazer as coisas que todo mundo faz e simplesmente não poder.

Outra dificuldade foi aprender a usar um par de muletas. Não tem manual de instruções pra esse tipo de coisa e é incrível como todo mundo assume que você já sabe como utilizá-las.

No design de interface funciona da mesma maneira, se você não tem uma dificuldade específica, seja ela visual ou motora, experimente, de alguma maneira, simular estas dificuldades a fim de se tornar um designer melhor e criar produtos melhores.

Com certeza essa experiência mudou minha visão sobre a minha função enquanto profissional de design e como posso levar isso para os meus colegas.