Um amor chamado: Estágio
Muitas faculdades estipulam horas a serem cumpridas para fins de estágio curricular. Mas vou te dar um conselho, de estudante-quase-formada para estudante: Não espere até precisar cumprir essa “fase obrigatória”. Comece já! Estagiar é a melhor parte da faculdade. É onde você se descobre. Por isso, enquanto você puder fazê-lo, faça.
Cinco ou quatro anos passam voando e você nem percebe. Mas você pode aproveitá-los ao máximo. Se puder, faça dois, três, muitos estágios durante esses poucos anos. É a melhor maneira de encontrar o seu dom e a direção para onde ele se inclina.
Com certeza você ainda ouvirá muito a frase: “Essa geração não consegue parar em lugar nenhum. Se cansam de um emprego e logo já estão em outro.” Pois bem, acredite, essa é a realidade. Mas não da maneira negativa que as gerações mais antigas tanto falam. Nessa geração, com respeito à área de comunicação, a experiência é o que mais conta no mercado. Quanto mais bagagem você tiver, melhor. E eu te afirmo: você não vai conseguir isso na universidade. É vivenciando na prática que a gente realmente aprende.
Nessa jornada você vai encontrar empresas de todos os tipos. As que realmente querem instruir o estagiário com o intuito de efetivá-lo depois, as que só contratam porque precisam cumprir legislações, e as que exploram ao máximo e te fazem trabalhar que nem um condenado. Porque como muitos dizem por aí “estagiário é mão-de-obra barata”. O que não deixa de ser verdade, não é mesmo? Dificilmente você achará um estágio com uma remuneração sensacional e animadora. É por isso que fica mais um conselho: deixe-se ser explorado, mas também explore. Em cada estágio que fizer, absorva o máximo de conhecimento e experiência que puder. E quando você achar que o aprendizado já cumpriu seu propósito, siga em frente. Não se prenda ao conforto, há sempre mais para descobrir e explorar. E não se preocupe! Um dia você vai se encontrar e querer pertencer a algum lugar, mesmo que isso demore um pouco mais que o esperado.
Consiga um estágio já no primeiro ano do seu curso. Demonstre sua sede e fome de aprender na entrevista e agarre com todas as forças essa oportunidade. Você não vai se arrepender. Pelo contrário. Porque como eu sempre digo, nenhuma experiência é em vão. Seja ela boa ou ruim, você com certeza tirou algum aprendizado dela.
E quanto a mim, sou uma eterna aprendiz. :)