Como ser o melhor amigo do Designer sendo Developer

Nicholas Eduardo
Aug 24, 2017 · 3 min read

Cá estou, e se eu olhar pra trás, perceberei que fui imaturo e injusto com os designers que conheci.

Boa parte dos profissionais sempre vão defender sua bandeira por mais que estejam errados. A briga designers vs developers é algo que só pode acabar, quando um lado ceder ou ambos entender seu momento numa conversa sobre layout, comportamentos, implementar e etc.

Quando tive o primeiro contato com o Eduardo Moscatelli, um designer pixel perfect, encontrei o pior inimigo para developer imaturo e o melhor amigo para o developer que entende seu lugar.

E minha vida não foi fácil até chegar aqui, foram dois anos de muitos debates e arranca rabo sobre coisas que muitos devs deixam passar. Eu não entendia o motivo da perfeição e ele nem sempre entendia que o mundo perfeito só existe na tela chapada do Photoshop.

Pixel perfect

Sabe aqueles sites com layouts lindos de Startups? Pois é, só acontece isso se o developer escrever linhas de código e entender que não pode haver 10 pixels a menos do que foi leiautado. Cada espaçamento, comportamento esperado que não foi feito pelo developer, quebra o fluxo que o designer criou para a experiência do site ficar completa.

Então você developer, faça seu trabalho, tudo o que foi planejado e o como é contigo.

Obs: Empresas de fora são exigentes, então exercer esse tipo de pensamento desde já, diminui sua curva de aprendizado sobre design e ajuda estar próximo dos gringos.

Ouça primeiro, aja depois

Antes de dar pitaco sobre o que pode ou não em relação ao layout, deixe o designer terminar todo o raciocínio que ele propôs para o site. Muitas das vezes, você tentará impor o seu penso contra o dele, só percebi que ganharia mais espaço, dando abertura para um bom relacionamento.

Aprenda a língua deles

Como temos nossas siglas, gírias, os designers também tem suas particularidades. E quando você aprende a falar a língua deles, o diálogo fica muito mais saudável, pois, nem sempre o que você diz, ele entende todo o contexto que está sendo abordado.

Aprenda as tecnologias deles

Photoshop ou outro que usar, aprenda pelo menos o básico, você não precisa saber de tudo, mas estar envolvido com esse mundo, facilita seu entendimento sobre o que ele está querendo propor.

Eles são visuais, desenhe se possível

Pode até parecer besteira, mas desenhando, você diminui a curva do entendimento dele sobre o problema. Pode dar exemplos práticos também, assim os problemas ficam claros e vocês podem chegar numa outra solução.

Tenha amizade além do trabalho

Não fique somente na amizade profissional, tenha aquela conversa sobre hobbies, trás o lado humano para a relação. Coisas simples fazem diferença na hora de conversar sobre trabalho, pois, nem ele e nem você, enxergará a discussão como briga de galo.

E por fim…

Quer ser o melhor amigo? Comece a estudar sobre UI, UX, crie layouts no sketch, pergunte para ele as boas práticas, veja com outros olhos tudo o que engloba os dois mundos. Então você será o melhor amigo, pois, entenderá o momento dele e trabalhará como se fosse um designer também.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade