Faça seu cliente se sentir menos f# usando seu produto

Pode até soar meio radical, mas é assim que as coisas funcionam!

Para cada ideia que é transformada num produto, o processo de criação pode ser o mesmo, mas existem estratégias diferentes que são seus diferenciais!

O ponto chave é o cliente olhar para seu produto e ver que ele está se ferrando menos , e não achar que está se dando bem.

Diversos comerciantes ainda fazem propaganda via boca a boca, mas outros já perceberam que, usando Adsense, eles tem um retorno melhor de clientes que buscam os produtos/serviços.

Ninguém quer abrir a carteira para pagar por algo, mas se eles enxergarem valor, não vão hesitar.

O erro grave dos empreendedores

Se seu produto fornece uma funcionalidade que o cliente pode encontrar gratuitamente num concorrente, você já está fazendo isso errado.

Mas se seu produto automatiza essa funcionalidade, ao ponto do cliente fazer o minimo de esforço possível, então o cliente vai preferir você, por se ferrar menos.

Tenha base de usuários

Além de ser alvo de investidores, você pode analisar dados de ações que seus clientes fazem dentro da sua plataforma. Desde o inicio, já analise as ações, cada passo do seu cliente no sistema, mostra quão seu sistema é eficiente para ele. Você pode usar o MixPanel, com isso você pode encontrar pontos falhos em cada processo e mostrar que seu cliente pode ganhar mais com seu produto.

Tenha Onboarding

O onboarding é o processo que faz seu cliente entender seu produto, desde o passo a passo para explicar cada funcionalidade até e-mail, parabenizando-o por uma conquista. O User Onboarding é um site que explica os onboardings do zendesk, Apple, Asana e dentre outros, muito útil se queremos estar a frente dos concorrentes.

Mostre valor AGORA

Com tantos concorrentes, não fique esperando seu cliente dar o primeiro passo, mostre valor para ele com os dados que você tem ou colheu de terceiros. Invista em algoritmos para exibir dados, facebook, reddit, quora e outros players fazem isso, não é apenas listar informação aleatória.

Invista em bots

O facebook já deu a letra, vocês podem alcançar muito mais publico com o messenger, telegram e oferecer um produto/serviço foda, mas vale lembrar que não pode fazer marketing.

É isso galera, espero que seja útil.

Abraços!