Seja o posto de gasolina dos carros, faça APIs ao invés de produtos.


Nós sabemos que os desenvolvedores tem capacidade de criar sistemas fodas, com uma inteligência sem igual, mas existem diversos fatores que eles não entendem e quero abrir os olhos com esse artigo.
Interface
Se pegarmos os sites que são desenvolvidos por programadores, percebemos o quão é difícil de navegar no mesmo e isso acaba diminuindo a conversão de vendas.
Estratégia de Produto
Esse item é o mais complexo, podemos até achar fácil, mas se existe um cara focado somente nisso, não podemos simplesmente agarrar e tentar encarar como algo simples.
Não é colocar seu sistema no ar, esperar os usuários usarem, testarem e pagar pelo o que você está fazendo. Se você está pensando na estratégia do produto, você não estará programando, pois é um trabalho de muita leitura, analise, que consome muito tempo.
Inovação
Com a estratégia do produto, em seguida vem a inovação.
Se estamos programando, podemos até pensar em coisas novas para o sistema, porém não é simplesmente botar a nova funcionalidade em uma tela e pronto. Existe um estudo para aquela funcionalidade esteja ali, seja por métricas, seja questões de usabilidade e etc.
Outra coisa importante, é a partir do momento que você adiciona uma funcionalidade, não pode simplesmente tirar dali. Terão diversos usuários utilizando e no momento que você tira, sua conversão de vendas pode cair, pois os usuários tinham enxergado valor na funcionalidade e agora deixou de existir. (A não ser que você seja o Facebook).
E por que a analogia do posto de gasolina?
Começamos por uma conta simples: quantos carros existem e quantos postos de gasolina existem? Cada carro é um produto criado, os postos de gasolina são as API’s.
Opa, temos uma oportunidade aí, se o desenvolvedor faz algo foda que muitas empresas precisam, então ele pode criar uma API , cobrar um valor justo pelo serviço e conquistar muitos clientes.

E o que os desenvolvedores acreditam que estão fazendo certo?
Aah, eu faço um sistema para uma empresa, ganho meus R$ 10.000 reais e vou replicando o trabalho até essa funcionalidade deixar de ser um diferencial nos sistemas, ai crio outra coisa inovadora e o ciclo começa de novo”

Diferente dos brasileiros, os americanos fazem os serviços, por isso que encontramos mais serviços de fora, do que nacional. Os desenvolvedores brasileiros acreditam que, ser prestador de serviço consegue chegar em algum lugar, mas o ideal é fazer do serviço, uma empresa que fornece a API e outras empresas consomem.
Claro que, se o desenvolvedor juntar-se com outras pessoas de outras áreas, de fato é possível que saia coisas muito boas, mas discordo que ele consiga fazer tudo sozinho (produto, estratégia, marketing, vendas e etc). O guerreiro de um homem só pode até fazer tudo isso, mas não será com excelência.
Poderiam ter empresas para push notification, extração de metatags a partir de um link, crop de imagens, banco de dados (SQL, NoSQL, Grafo e etc) entre outras coisas.
Vale lembrar que é uma oportunidade em tanto, se entregar um serviço de qualidade, o dólar está alto, então empresas de fora poderão consumir os serviço.
Se vocês tiverem mais ideias das APIs que poderiam ser criadas, coloquem nos comentários.
Abraços!