Se você é LGBT, você precisa ler esse texto.

Recadinhos do amor porque as vezes precisamos entender o quão importante a gente é.

Nick Nagari
3 min readFeb 13, 2017
  • Você que é bi, não seja amigo de pessoas que dizem que você tem que “escolher um lado” ou dizem que você é gay/lésbica “porque é tudo a mesma coisa”.
  • Você que é trans, não seja amigo de pessoas que deslegitimam sua identidade de gênero; e nem daquelas que não respeitam seu nome/pronome (ou pelo menos tentam fazer isso).
  • Você que é lésbica/gay, não seja amigo de pessoas que ficam o tempo todo questionando o fato de você não se atrair pelo gênero “oposto”.
  • Você que é assexual, não seja amigo de pessoas que ficam o tempo todo questionando o fato de você não se atrair por ninguém/por quase ninguém.

e pra os LGBT em geral:

  • Você não precisa estar com ninguém que não te aceite e te ame exatamente do jeitinho que você é, você não precisa aceitar migalhas de amor.
  • Não seja amigo de alguém que você não se sinta à vontade pra falar dos seus rolos, pra contar como você tá a fim da Fulana, do Fulano OU DOS DOIS.
  • Não seja amigo de pessoas que debocham ou ridicularizam você ou o fato de você ser LGBT, mesmo que isso seja “““em tom de brincadeira”””. Brincadeiras e piadas são formas de opressão, também.
  • Não seja amigo de alguém que faz piadinha com morte por LGBTfobia (!!!)
    [TW] Eu já vi amigo de um amigo gay falando “olha que eu vou pegar a lâmpada hein” (se referindo a um ato motivado por homofobia em que os agressores atacaram as vítimas com lâmpadas). Isso não é engraçado, isso foi uma trágedia e deve ser tratado como tal. Eles tem que respeitar a nossa dor.
  • Não seja amigo de pessoas q só te “aceitam” se você não for afeminado ou masculinizada; você tem direito de se expressar da forma que quiser.
  • Não seja amigo de pessoas que te soltam preconceito velado ou que ridicularizam outros LGBTs, não cai nessa; se eles chamam o outro de viadinho, o próximo com certeza será você.

Você merece todo o amor do mundo, você é digno de estar cercado de gente que te apoia, que te ouve, que luta contra a LGBTfobia do seu lado; não aceite menos que isso!!!

Principalmente se vc tem família LGBTfóbica e já sofre dentro de casa: não se obrigue a estender isso ao ciclo de amigos, é estresse dobrado.

E, se for muito difícil excluir gente preconceituosa da sua vida, pelo menos esteja com gente que tá disposta a tentar mudar, a se desconstruir, a se adaptar. porque sério, te respeitar é o mínimo que eles tem que tentar fazer.

Eu achei importante falar disso porque todos os meus amigos são maravilhosos, respeitam minha sexualidade, minha luta, repensam atitudes ofensivas, se mostram presentes e me apoiam a todo e qualquer momento. Isso faz MUITA diferença na minha vida.

E eu sinto que muitos LGBTs passam a vida todo aceitando migalhas por acharem que tão errados. Passam a vida toda se desculpando ou justificando por serem quem são — “ah eu sou LGBT mas sou discreto” não não não você não precisa disso

TÁ TUDO BEM SER LGBT, TÁ TUDO BEM SER A GENTE, NOSSA FORMA DE EXISTIR É RESISTÊNCIA E É LINDA!

(Só acrescentando: a gente tem que ocupar a porra toda sim, estar em todos os lugares que historicamente não foram feitos pra gente, mas só até onde vale a pena. A gente tem que priorizar a nossa saúde mental.
A gente não deve deixar de ir a lugar nenhum por ser LGBT, em hipótese alguma a nossa orientação sexual ou identidade de gênero deve ser motivo pra nos discriminarem; o ponto não é esse. A questão é que: nós não temos que ir a um lugar em que não estejamos confortáveis só porque achamos que esse o único tratamento possível quando se é LGBT. Não temos que achar que a gente merece algum tipo de tratamento ruim, não temos que nos acostumar a sermos diminuídos e ofendidos.
Nesse sentido eu digo: esteja onde você é amado. Caso a pessoa não te respeite, ela não merece sua companhia e muito menos sua amizade. Você não é obrigado a se sentir mal só por ser quem você é. Você é incrível e merece muito mais que isso.)

--

--

Nick Nagari

não-binário • ele/dele | crio conteúdo em instagram.com/nicknagari | falo sobre bissexualidade, transgeneridade, negritude e mt mais ✨ | idealizo o Quem Bindera