Masterchef da vida
Texto escrito no dia 9 de Março
As noites de terça-feira costumam ser um tanto complicado na grade da televisão, pelo menos pra mim. Poucas coisas me chamam a atenção, mas nessa última deixei a minha curiosidade falar um pouco mais alto e deixei a televisão sintonizada em uma das maiores febres de audiência dos últimos tempos: “Masterchef”. Eu não tenho apego NENHUM à cozinha. Sou horrível na antiga arte da gastronomia — e sim, tanto preparar a comida quanto comer bem, eu considero uma arte -, mas algo me dizia para assistir aquele programa que marcava o começo da nova temporada.
Larguei-me de vez no sofá e comecei a me deliciar com a minha escolha da noite. Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella parecem ter nascido para trabalhar juntos como jurados. A química entre eles e a forma que lidam com os participantes merece ser muito destacada.
Os pratos preparados, bom… Uns me chamavam a atenção pela beleza da apresentação, outros por serem demasiadamente curiosos na mistura dos sabores ou pelo método utilizado, como a moça que fez o peixe em uma telha de cerâmica — não sei se recomendo ou não a que você tente isso em casa…-, mas nenhum — e vale a pena reforçar, nenhum mesmo -, me chamou tanto a atenção quanto o prato preparado por Roberta Pereira, empresária, dona de uma casa de shows, mãe de gêmeos e carioca. O que ela preparou? Um bolo de chocolate. Exatamente isso, um simples bolo de chocolate.
Eu fiquei pensando nessa sobremesa até agora, a madrugada já de quarta para quinta-feira. O motivo? A lição que esse bolo acabou me trazendo e que, com certeza, atingiu também aos jurados da competição gastronômica. Eu tenho pra mim de que a simplicidade é o mais belo traço que alguém possa ter naquilo que faz. Esse meu pensamento se baseia na minha opinião de que o coração não exige complicações, projetos imensamente elaborados para ser conquistado ou para se alegrar.
A vida da Roberta, suponho eu, não deve ser das mais fáceis. Ela já nasceu carregando um imenso peso sobre seus ombros: ser mulher. Conquistou muitas coisas, sem a menor dúvida deve calado centenas de bocas conforme crescia. O universo, então, vendo do que ela era capaz, lhe deu mais um desafio: lhe transformou em mãe — e de gêmeos! O desafio, por si só, já carrega diversas coisas: dúvidas, anseios, medos… Isso, é claro, poderia ser facilitado se fosse compartilhado com alguém, mas isso não aconteceu com a carioca. O pai das crianças resolveu “abortar”. Não cabe a mim julga-lo, o tempo o fará, ele sempre o faz.
Diante de tantos obstáculos, a empresária bateu de frente, continua lutando e foi atrás de mais um sonho: entrar no Masterchef e, quem sabe, tornar-se campeã. Ela poderia ter escolhido diversos pratos, mas escolheu pela simplicidade de um bolo de chocolate. E conquistou a mim, os jurados e a diversos espectadores.
A vida é dura, mas a Roberta nos ensinou que, no final das contas, se soubermos lutar pelo que queremos, ela ainda será tão doce quanto um simples bolo de chocolate.

