Por que salvar o SUS?

Nicole Rodrigues
4 min readJan 15, 2019

--

Eu sei o que você está pensando, porque alguém salvaria algo que não funciona?

Muito provavelmente você nem goste do SUS e já tenha passado por mais de uma experiência desastrosa, o que da a você motivos suficientes para acreditar que conhece o SUS e que não gosta dele.

É como uma experiência amorosa ruim, alguém que deveria estar lá por você, que deveria te amar e te respeitar acaba sendo alguém que partiu seu coração. Isso faz com que você odeie o amor. Você não quer conhecer outras pessoas, não quer ter outro relacionamento, afinal você já conhece e sabe como é ruim no final.

Eu te entendo eu já passei por relacionamentos ruins e também já me senti muito mais doente em uma fila de hospital do que antes de decidir ir procurar um médico. O que acontece é que infelizmente as vezes temos experiências ruins com coisas que deveriam ser ótimas, eu vou explicar…

Existem muitos babacas por ai, prontos para partirem seu coração assim que você piscar os olhos, no entanto, eles não definem o amor. O que eu quero dizer é que sim existem profissionais e serviços ruins, mas o SUS não é só isso, ele não deveria ser nada disso.

Esse não é um texto sobre legislação, apesar de eu achar que você precisa conhecer e se informar, esse é um texto para te fazer refletir, por isso eu vou te contar algumas coisas que talvez você acha que saiba e na verdade não sabe.

No Brasil existem mais de 200 milhões de pessoas, é gente pra caramba espalhados por todos os cantos. Não existe um hospital particular em todo lugar, mas sabe o que existe? O SUS. Quando alguém liga pra emergência na grande maioria esmagadora das vezes não é pra um plano privado, é pro SUS. Quando você vai fazer sua viagem internacional você tem direito a todas as vacinas necessárias, sabe onde? No SUS. E se por acaso você precisar de um transplante de órgão o responsável por mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil é o SUS.

Talvez você tenha menos de 30 anos e nesse caso você não sabe como era antes do SUS, quando você nasceu você teve acesso a todas as suas vacinas de forma gratuita, e sua mãe teve direito a um pré-natal mesmo que seus pais não trabalhassem com carteira assinada, porque antes era assim, só tinha acesso ao sistema de saúde os trabalhadores com carteira assinada. Imagina o quanto de bebê o SUS salvou desmobilizando de forma gratuita essas vacinas, pra mim isso já é motivo suficiente para salva-lo.

Agora você pode me dizer que seu plano cobre tudo isso, que lá não tem filas e que as atendentes são simpáticas, então eu te convido a lembrar que são mais de 200 milhões de pessoas, e quantas dessas você acha que tem acesso aos planos de saúde? Eu diria que viver é um exercício de empatia, se colocar no lugar do outro salva vidas.

Eu sei que você ainda deve achar o SUS horrível, e que a UBS do seu bairro é uma droga, mas sabe de quem é a responsabilidade? Sua também, já que a gestão do SUS também é responsabilidade da população, você pode participar dos conselhos da sua cidade, e das conferências de saúde, e pode ajudar a tomar decisões pra melhorar esse sistema.

Talvez já tenha se sentido muito mal com o tratamento que recebeu, mas eu só quero que saiba que se você se sentiu menosprezado ou minimizado tem direitos que te protegem! Você deveria ser acolhido e protegido, o SUS é feito pra cuidar de você em todas as esferas do seu sofrimento, é feito pra cuidar do lugar onde você vive e da forma que você vive, não é só pra te medicar quando tiver algum sintoma é pra promover sua qualidade de vida e incluir você no seu próprio tratamento.

As coisas nem sempre são como deveriam ser, o SUS não é tudo o que ele foi feito pra ser, mas ele é o único atendimento universal no Brasil, ele é o único a que todos os brasileiros tem acesso, e só por isso ele já deveria ser salvo.

Pode ser que você nem saiba que o SUS corre risco, mas ele corre, seus investimentos já foram congelados por 20 anos. Você não deveria desistir do amor porque teve uma experiência ruim, mas principalmente você não deve desistir de nenhum direito seu simplesmente porque não o conhece, nenhum direito a menos!

Você pode checar as informações e se informar no site: http://portalms.saude.gov.br/.

--

--

Nicole Rodrigues

Uma psicóloga que ja quis ser escritora. 25 anos, Itu-SP.