A Calmaria do Estilo Grego

O estilo que traz o azul do mar, junto com o pôr-do-sol mais colorido do planeta.

Fonte: Wikipedia

Dona do pôr-do-sol mais colorido do mundo, Santorini é uma das mais famosas ilhas gregas. Conquistou fama mundial após a longa metragem “Quatro Amigas e um Jeans Viajante”, de 2005. Mas não estamos aqui para falar apenas da fama da ilha, certo?

A arquitetura da ilha consiste em pequenas casas brancas, normalmente escavadas nas próprias pedras, o que ajuda a manter a temperatura interna agradável. Suas ruas são estreitas, repletas de portas e janelas azuis que trazem a sensação de aconchego. Todo o contraste arquitetônico é retirado da natureza imponente que cerca a ilha: desde pedras vulcânicas ao azul do céu e do mar, das flores vermelhas primaveris à madeira das árvores. O contraste se faz presente dentro das residências também, com varandas descobertas e escalonadas, com algumas pérgulas finas de madeira ou bambu para amenizar o sol durante as refeições ao ar livre.

O azul do Mar Egeu domina em tonalidades variadas, preenchendo o branco das casas com esquadrias e mobiliário em tons de hortênsia, anis e cobalto, contrastando com o cinza dos penhascos e a frieza da areia que cercas as praias paradisíacas do local.

Fonte: Google Images

A chave para chegar ao efeito praiano digno da Grécia é investir em luminosidade, cor e frescor que pode ser adquirida através de um visual leve e completo por flores naturais. A decoração, inspira-se nas arquitetura das casas e traz a iluminação natural como premissa fundamental ao estilo, com ambiente alegres, cálidos e luminosos, ares de mar, céu e praia. Nas paredes, a predominância é cores claras como branco, amarelo e tons de bege, para potencializar a luz. Os pisos, de ladrilhos hidráulicos, tem predominância rústica, em tons de marrom, ocre, amarelo girassol, além dos azuis.

Os têxteis acrescentam cores, com cortinas, almofadas e colchas em tecidos naturais, com estampas clássicas; as cortinas não obstruem a entrada da luz. Os acessórios nos lembram a calmaria do mar, com objetos de vidro, luminárias de ferro forjado e elementos com curvas e movimento, além de plantas e flores frescas em cores vibrantes.

Trazer essa decoração para a sua casa é muito fácil!

Nós preparamos várias sugestões de ambientes e acessórios para decorar ambientes e trazer um pouquinho da Grécia para dentro da sua casa. Confira!

Fonte: Lola Home
Fonte: Lola Home
Fonte: Google Images
Fonte: Google Images