Sede de conhecimento
Hoje pensei em escrever sobre um tema que há muito me aflige: como absorver a quantidade de informações disponíveis na internet.
Antes de começar, explico que me considero uma pessoa ávida por informações. Se estou "por fora" de algum assunto, logo me sinto incomodado. É uma espécie de FOMO (Fear of Missing Out),voltado porém para a busca por informações.
Chega a ser engraçado como consigo perder horas e horas somente buscando novas informações. São artigos, notícias, análises, livros e textos, que sinto necessidade quase imediata de consumir.
O ponto que cheguei, contudo, não torna essa experiência sempre proveitosa. Dada à quantidade de informações que tento assimilar, por vezes sinto que não assimilei informação nenhuma.
Ademais, a grande maioria do conteúdo que consumo não possui nenhuma aplicação prática à minha vida. Recentemente, me peguei lendo um detalhado artigo sobre uma nove teoria para a domesticação de cães. Fantástico, não?
Como, então, tornar esse "vício" um hábito saudável?
Algo que venho tentando fazer é limitar o tempo que passo na internet buscando conteúdo. Pela manhã, costumo ler o jornal e passar por outros sites de confiança. O resto do conteúdo, deixo para ler durante o final de semana ou quando encontro um tempo livre.
Agindo assim, consigo focar em minhas tarefas diárias e ao mesmo tempo não me sinto aflito por estar eventualmente perdendo algum conteúdo.
Graças ao mundo em que vivemos, com a quantidade de informação que dispomos, sinto que não estou sozinho nessa grande ansiedade diária.
Temos que tentar equilibrar o nosso tempo e, ao mesmo tempo, incluir tudo que gostaríamos de fazer.
Tarefa difícil. A chave é a disciplina.