Guia Digital para Pequenos Negócios (Parte 1)

Já se perguntou como ampliar mensagem do seu negócio? Como fazer com que mais pessoas descubram sua loja, seus produtos ou serviços?

Hoje, mais do que qualquer outra coisa seu negócio precisa ser digital! A regra “pensar globalmente e agir localmente” é válida para toda e qualquer empresa, seja de pequeno, médio o grande porte, um negócio familiar ou até mesmo um microempreendedor individual.

O ano de 2015, entre outras tendências, aponta a consolidação das PMEs no mundo digital. A presença online para as pequenas e médias empresas deixou de ser uma simples opção. Se tornou uma imposição do mercado.

“EMPRESAS NÃO TÊM MAIS A OPÇÃO DE ONDE OU SE ESTARÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS. A QUESTÃO É COMO FAZER ISSO BEM”. (ERIK QUALMAN — SOCIALNOMICS)

Agora, precisamos esclarecer algumas coisas. Primeiro, estar no digital não significa apenas criar perfis em redes sociais. E segundo, estar nas redes sociais não é apenas ter um perfil no facebook ou “nessas redes sociais aí”.

Criar uma conta em qualquer que seja a rede social é apenas um passo. Mas, e depois? Em minhas pesquisas encontrei alguns empreendedores que não tinham presença online, e vários outros cujos negócios tinham perfil no facebook, no twitter ou no instagram, mas, depois de um tempo, simplesmente deixaram de lado. Isso já aconteceu ou acontece com você?

Sabe por que isso acontece? Acontece que nem sempre o empreendedor sabe o porquê de estar nas redes sociais, ou como desenvolver sua estratégia de presença digital nas plataformas. No caso dos pequenos negócios, a situação é agravada, já que em grande parte delas não há nenhum profissional de comunicação dedicado a auxiliar, traçar objetivos e metas e mensurar o resultado das ações.

Pensando nisso e buscando ajudar os donos de PMEs, dedicaremos os primeiros artigos do nosso blog a “destrinchar” as redes sociais, mostrando todo o potencial destes canais e compartilhando estratégias que você pode utilizar em sua empresa. Que tal?

REDES SOCIAIS: DEFINIÇÃO E NÚMEROS


Mas afinal, o que é uma rede social!? De acordo com a Wikipedia “a rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns”. Entenda redes sociais como sinônimo de relacionamento. A Internet aproximou as pessoas. E as redes sociais são as novas “praças”.

Veja alguns dados que comprovam a importância e o potencial das redes sociais.

  • + 3 bilhões de usuários no mundo
  • O Facebook tem 1,4 bilhão de usuários no mundo
  • No Brasil são 86 milhões!
  • 1 a cada 8 minutos online são gastos no Facebook
  • 90 milhões de tweets são publicados por dia
  • 60 horas de vídeo são publicados por minuto no Youtube
  • O Brasil é o 4º país do mundo com mais acesso às redes sociais e o 2º país do mundo em nº de usuários no Facebook e no Twitter
  • 92% dos usuários de internet no Brasil estão nas redes sociais

Observe o destaque o país tem quando o assunto é redes sociais. O brasileiro é um dos mais ativos, estando sempre entre os 5 países que mais utilizam as redes para interação, seja com a família, amigos ou seguindo empresas e dando opinião sobre produtos e serviços.

Com esse volume de pessoas e esta disposição a sempre dar opinião, não há como negar que as redes sociais são perfeitas para entender seu mercado e que você precisa marcar presença nesse ambiente.

MUDANÇAS NO HÁBITO DO CONSUMIDOR


Os hábitos de consumo de informação no país mudaram. A pesquisa brasileira de mídia de 2015 apontou que o brasileiro passa no mínimo 5 horas conectado por dia. A aquisição de smartphones e o crescente uso da internet móvel são fatores que contribuíram para essa “conectividade” intensa. Em 2015, o uso de dispositivos móveis ultrapassou o desktop como o principal canal de tráfego online. Outro fator que contribuiu para o aumento na quantidade de tempo online do brasileiro são as redes sociais: 92% dos internautas estão presentes nas redes sociais.

A facilidade de acesso à informação digital, propiciada principalmente pelo “boom” do mercado mobile, e a maior interação entre as pessoas através das redes sociais permitiram aos consumidores se tornarem mais ativos. De apenas receptores passaram a ser emissores também. A relação marcas x consumidores deixou de ser unilateral, onde as empresas simplesmente lançavam um anúncio e diziam “somos os melhores do mercado”, “temos o melhor atendimento”, etc. Hoje, quem dita as regras e dá o “veredito” sobre determinadas marca, produto ou serviço é o consumidor. O marketing tradicional, ou de imposição, conhecido comoOutbound Marketing, deixou de ser uma opção para gerar vendas para sua empresa.

“PESSOAS INFLUENCIAM PESSOAS. NADA É MAIS INFLUENTE DO QUE UMA RECOMENDAÇÃO DE ALGUÉM DE CONFIANÇA. ESSA FONTE CONFIÁVEL PODE INFLUENCIAR UMA PESSOA MAIS DO QUE QUALQUER TIPO DE MENSAGEM EM QUALQUER MEIO TRADICIONAL. UM INFLUENCIADOR É O SANTO GRAAL DA PUBLICIDADE.” (MARK ZUCKERBERG)

Você sabia que 79% das compras na América Latina são influenciadas por recomendações em redes sociais???

Hoje, além de recorrer à opinião de parentes e amigos sobre uma loja, um produto ou um serviço, o consumidor utiliza a rede para pesquisar antes de comprar, seja em sites especializados que oferecem reviews de produtos ou em comunidades nas redes sociais e fóruns de discussão, onde os consumidores dão seu feedback. A maior parte das compras, se não toda, é precedida por uma busca na web para atestar a credibilidade da empresa. Tenho certeza que você já pesquisou no RECLAME AQUI pelo menos uma vez, certo?

Duas formas comuns de saber se uma determinada empresa é digna de confiança é acessando o website e observando quantos e quais os clientes que utilizam seus serviços; a outra é ver quantos fãs a marca tem no facebook, por exemplo, considerando que uma quantidade relativa de fãs é um indicativo de satisfação em acompanhar uma página que sempre é atualizada com conteúdo interessante e informativo.

Veja mais alguns dados…

  • 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar produtos e serviços.
  • 70% aprovam o uso de mídias sociais para comunicação com o clientes e consumidores.
  • Empresas que investem em redes sociais têm crescimento de até 18% no faturamento.

No Brasil, apenas 36% das grandes e médias empresas estão presentes nas redes sociais. Destes, 45% não atualizam o perfil da empresa no Twitter e 30% não dialogam com seus consumidores.

POR QUE INVESTIR?


Se depois de tanta informação e números você ainda não se convenceu de por que utilizar as redes sociais, veja 10 motivos de por que você deve investir em redes sociais para o seu negócio.

  • Custo/Benefício
    O custo das ações e de aquisição de cliente via redes sociais é infinitamente menor, comparado à outras ações de publicidade. Uma equipe treinada, encarregada de alimentar seus perfis com bom conteúdo e interagir com o público, pode gerar resultados rentáveis.
  • Cria visibilidade e reputação para sua marca
    As redes sociais são um poderoso canal a ser utilizado para aumentar a visibilidade do seu negócio. Os usuários gostam de interagir com pessoas e páginas com perfil adequado aos seus interesses. Se você entregar informações de valor, isto motivará as pessoas a se identificarem e compartilharem sua marca com sua rede de contatos, ampliando o alcance da marca, trazendo não apenas novos fãs e seguidores, como cliente em potencial.
  • Percepção dos seus produtos e serviços pelo público
    As redes sociais são ferramentas de relacionamento. Logo, as pessoas gostam de compartilhar informações, expressar opinião sobre algo, dar feedback seja positivo, quando o serviço/produto/empresa é bom ou “soltar o verbo” quando está falhando em algo (atendimento, logística, qualidade, etc.). Saber o que falam de você é vital.E um conselho: NUNCA deixe de responder às perguntas e NUNCA ignore um comentário, seja ele positivo ou negativo.
  • Promoção e divulgação de seus produtos e serviços
    Por que ficar preso apenas à troca de emails ou responder dúvidas somente por telefone? Nas redes sociais você pode dialogar e interagir com um público maior. Com um número tão expressivo de pessoas utilizando esse canal, seus produtos e serviços têm um alcance maior. Então porque não utilizá-lo?
  • Encontrar novos clientes
    O aumento da visibilidade tem como consequência o aumento no número de vendas. Pesquisas mostram que consumidores engajados com a marca consomem mais, além de indica-la a novos consumidores.
  • Canal de comunicação (SAC 2.0), relacionamento e fidelização
    As redes sociais favorecem um relacionamento mais ágil e “humano” com o cliente. Eles querem atenção. Assim, o SAC 2.0 tem se tornado altamente eficaz no aumento da satisfação do cliente.
  • Tráfego orgânico para o site
    Quando o conteúdo oferecido ao usuário é de qualidade e o público gosta, ele vai compartilhá-lo. Por exemplo: Um novo artigo foi publicado no blog da sua empresa, você posta nas redes sociais. O usuário, além de visitar o site, aumentando o tráfego/visitas, irá compartilhá-lo com seus contatos via redes sociais. Isso significa mais link externo, um dos principais fatores avaliados pelopagerank do Google.
  • Melhoria no posicionamento do site em motores de busca
    O posicionamento dos sites nos resultados de busca do Google é influenciado pela quantidade de links que o referenciam, ou seja, a quantidade de links que “apontam” para o seu site. Logo, quanto mais links externos, melhor posição. Aí entram as redes sociais, como um canal de disseminação do seu conteúdo.
  • Análise da concorrência
    Esteja certo disso: empresas (sejam locais ou nacionais) que atuam no mesmo segmento que o seu estão nas redes sociais. Ficar de olho nos perfis sociais delas e saber com atuam e se posicionam ajuda a identificar pontos fortes e fracos, o que ajuda sua empresa a elaborar uma estratégia mais eficaz.
  • Permite a mensuração de suas ações
    Nas redes sociais toda e qualquer ação pode ser mensurada. É possível observar o que está dando certo e o que não está. E assim, traçar o perfil do seu público com mais autoridade.

Ufa… Como você pôde ver há muito mais envolvido no universo das redes sociais que somente “criar uma conta no Facebook”. Redes Sociais é coisa séria. Requer tempo, esforço, planejamento, pesquisa e muita dedicação. E essa é só a primeira parte do guia. Brevemente postaremos a segunda parte.