Livro de pesquisadora brasileira mostra como 60+ de São Paulo e Coimbra encontraram seu novo lugar no mundo do trabalho

Nesta entrevista exclusiva ao Podcast Simone Jardim e Convidados, a escritora Elisa Mariz, pós-doutoranda no Oxford Institute of Ageing, fala sobre seu livro “Além dos 60: lições de vida de brasileiros e portugueses” e como ela própria está se preparando para começar uma 3ª carreira, ainda mais desafiante.

O Podcast Simone Jardim e Convidados é um programa de entrevistas exibido na web, feito especialmente para quem está em busca de novos horizontes profissionais e de vida.

Entusiasta das possibilidades da vida

A escritora, docente e pesquisadora Elisa Mariz, que é daquelas pessoas que nutrem um entusiasmo contagiante pela vida, além de encarar, com naturalidade, situações que para outros é motivo de conflito intergeracional.

Quer um exemplo?

Elisa Mariz é autora de uma pesquisa acadêmica que mostra como veteranos, aqui de São Paulo e da cidade portuguesa de Coimbra, encontraram seu novo lugar no mundo do trabalho e aquele momento de ter que “passar o bastão” para os mais jovens tornou-se, para esses homens e mulheres com muita experiência de vida, algo extremamente gratificante.

Essas histórias de reinvenção pessoal e profissional podem ser conhecidas no livro “Além dos 60: lições de vida de brasileiros e portugueses”, escrita por Elisa Mariz.

Novos paradigmas do envelhecimento

A obra, elogiadíssima, reúne relatos tocantes de gente que, na maturidade, soube criar as próprias oportunidades para construir novos paradigmas sociais, profissionais, familiares e afetivos em torno do envelhecimento.

Vale lembrar que, aqui no Brasil, Elisa Mariz está entre os pioneiros dedicados à pesquisa sobre o tema maturidade.

Ela está se preparando para sua 3ª carreira

Mas o mundo acadêmico é sua segunda carreira, antes Elisa atuou por muito tempo em uma instituição financeira.

E ela também já está se preparando para começar uma 3ª carreira, ainda mais desafiadora, com um projeto inovador voltado para jovens da periferia que Elisa pretende fazer em parceria com o Terceiro Setor

Formação que une Exatas e Humanas

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a formação de Elisa Mariz, ela é pós Doutoranda no Oxford Institute of Ageing, referência mundial em estudos sobre envelhecimento.

Aliás, Elisa tem uma formação bem eclética, que equilibra as áreas de exatas e humanas,

Ela tem licenciatura em Matemática, é Mestre em Administração de Empresas e Doutora em Ciências Sociais.

Hoje atua como docente em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, além de aplicar coaching pessoal e profissional, inclusive para equipes de empresas de todos os portes.

Ouça, agora, esta entrevista imperdível

Eu sou a jornalista Simone Jardim, repórter e apresentadora deste podcast, uma produção independente da plataforma de rádio e TV na web Nível 50 +Experiência, com direção de Wagner Guedes e trilhas musicais do artista JupTer2.

www.nivel50maisexperiencia.com.br

E aproveita pra assistir às outras entrevistas que já postamos. No Menu basta clicar em Arquivo 50+.

Até nosso próximo encontro!

Like what you read? Give Nivel50 +Experiencia a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.