10 pratos nordestinos que poderiam ser facilmente vencedores do MasterChef
1. Cuscuz

Uma iguaria que o mundo precisa conhecer e que deixa o pão francês no chinelo, o cuscuz é uma paixão que não pode faltar na mesa do nordestino. Ou seja, cuscuz tem tradição! Para experimentar, só mesmo viajando até aqui para provar. Ah, e não esquece que tanto faz comer com leite ou sem.
2. Carne do sol com queijo coalho

Quem nunca foi tomar aquele sol na praia e pediu aquela deliciosa carne do sol com pirão e queijo coalho?
3. Baião de Dois

Não é como os exuberantes pratos que você vê na TV, mas se tratando do Baião de Dois, ele consegue ser melhor! E olha que história linda: ele surgiu quando o povo nordestino passava por problemas com a seca, e era preciso guardar apenas o necessário, já que a comida era escassa. É super fácil de fazer: você mistura arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Tem como ser ruim?
4. Sarapatel

Se você não gosta de sarapatel, a lista a seguir não é pra você: vísceras de porco, bode ou carneiro, cozidas com o sangue do animal, e pra completar, pode ser acompanhado por farinha e pimenta. Acredita que ainda tem gente que não gosta?! No MasterChef tenho certeza que ele teria status de prato chique e sairia vitorioso!
5. Caruru

Cosme e Damião elegeriam facilmente esse prato como vencedor, o que ainda seria pouco perto do reconhecimento que ele merece. Ele ganhou o coração dos nordestinos ao misturar quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos, tudo na farinha de mandioca e caldo. Uma delícia!
6. Vatapá

Se você já experimentou Acarajé, deve conhecer o vatapá. É feito com camarão, pão, farinha de rosca, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. Aí sim, vuh!
7. Tapioca

Provavelmente você já cantou com o Matruz com Leite que a Maria tá peneirando goma e massa de mandioca, mas se nunca experimentou, vem logo comer sua tá, tá, tapioca. Também conhecida como beiju, a tapioca foi criada pelos índios e feita com a goma originária da mandioca que a Maria tanto peneirava. Simplesmente saborosa! Confira aqui onde encontrar esse prato.
8. Moqueca

Moqueca lembra peixe, que lembra pesca, que lembra a repescagem que já rolou no programa, com o desafio de apresentar uma moqueca baiana. Melhor que a apresentar é experimentar. Já pensou em comer um peixe cozido com azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro? O desafio é você não gostar!
9. Acarajé

Uma receita originalmente africana, engana-se quem acha que esse ‘bolinho’ não seja tão saboroso para os parâmetros do MasterChef. É um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco temperado.
10. Caranguejada

Digamos que quebrar caranguejo dê um pouquinho de trabalho, mas como esse é um prato que deve ser saboreado aos poucos, acredite, vai valer a pena. E aqui pra nós: com uma farofa e vinagrete é covardia! Bares e barraquinhas de praia são os melhores lugares para você experimentar a caranguejada. Confira aqui como saborear o seu.
