Impulso interno que nos leva a ação

O ano já começou mais rápido do que nunca, e com ele todas as nossas promessas de novos projetos, novos hábitos, nova vida. Há quem está disposto a mudar tudo, outros a mudar apenas um pouco, o fato é que sempre tem o que mudar, pensando nisso criamos toda uma estratégia, traçamos planos, ficamos acordados analisando como colocar em prática, mais, assim como o ano anterior, esses objetivos vão perdendo forma e desaparecem como uma nuvem de fumaça e esse ciclo se repete por anos e anos.

A pergunta é: o que falta para realizarmos os nossos planos de maneira efetiva?

Acredito que dentre as inúmeras respostas que poderíamos dar existe uma que se encaixa como uma luva, a resposta é motivação. De uma maneira geral, a definição de motivação é o impulso interno que nos leva a ação, ou seja, uma vontade que vem de dentro de você para realizar algo. Opa, quer dizer que depende só de mim? Hum, entende agora que culpar os outros não é a solução? Você tem que entender que todo o mecanismo de motivação está dentro de você e que somos o nosso maior sabotador de planos que existe. Então, antes de começar qualquer coisa, antes até mesmo de colocar qualquer plano no papel, saiba se motivar, pergunte a si mesmo como fazer, acredite, você tem a resposta. Eu costumava fazer planos pensando nos outros, em como iriam ficar felizes se eu realizasse algo, e advinha, na metade da minha caminhada eu dava um jeito de me sabotar mesmo que inconscientemente. Quando eu percebia eu já estava fazendo planos e outros planos e mais planos. O jogo virou quando eu comecei fazer os planos pensando em mim, observe a mudança: vou executar o plano x porque adoro fazer isso; sonho tocando o projeto tal; adoraria ser reconhecido por tal mudança. Logicamente que toda mudança interna é gradativa, mais o ponto central é que dentro de você as coisas começam a funcionar diferente, parece que a motivação se renova a cada dia, e, como num passe de mágica, os planos vão ganhando forma e se concretizando, somando-se a outros igualmente terminados e você vira uma locomotiva de motivação, nada lhe atinge. Aqueles momentos de felicidades vão se tornando cada vez mais duradouros e contagiam de forma maravilhosa todos ao seu redor. De repente você se dá conta que o que você desejou a vida inteira, a sua felicidade e a dos seus, estava o tempo todo guardada dentro de você, em forma de motivação.

Se me fosse dado o poder de falar algo impactante em apenas uma frase que chegasse a todo o mundo, essa frase certamente seria essa:

Descubra o que lhe motiva, e o alimente todos os dias, esse é o segredo.

Like what you read? Give Alberto Nogueira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.