547 Followers
·
Follow

Por Rafael Gloria

Tornar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas — ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas que vivem com HIV/Aids. …


Por Ana Laura Horbach, estudante de Letras e ocupante da Faculdade de Letras, no Campus do Vale.

Image for post
Image for post
Crédito: Ocupação Letras/Ufrgs

2:42 da manhã. É novembro, mas ainda é muito frio à noite.

Há vinte e nove dias, iniciamos um grande levante estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Parece que foi ontem o dia em que deliberamos, unanimemente, que não poderíamos mais continuar tocando o nosso cotidiano universitário sabendo que haveria uma PEC, antidemocrática, que ameaçaria nosso futuro enquanto estudantes da universidade pública e uma MP do ensino médio, autoritária, que condena não só os graduandos da licenciatura do país, mas uma geração inteira de estudantes que serão destinados somente ao mercado de trabalho sem ter a oportunidade de ter um ensino completo. …


Image for post
Image for post
Ato reuniu ao menos 2 mil pessoas em Porto Alegre (Foto: Anselmo Cunha/Nonada)

Segunda-feira, 19 horas. Enquanto a Voz do Brasil anunciava no rádio a próxima votação da Câmara sobre a PEC 241 para esta terça, milhares de pessoas se reuniam em cidades do Brasil para protestar contra a aprovação da medida. A proposta, prioridade do governo golpista, estabelece um teto para os gastos públicos (em saúde, educação, cultura, assistência social…) por 20 anos. Este artigo da professora da USP Laura Carvalho é bem explicativo.

Aqui em Porto Alegre, cerca de 2 mil manifestantes se reuniram no ponto de sempre: a Esquina Democrática, no centro da cidade. O ato estava mais colorido do que nos anteriores, com uma maior variedade de bandeiras: PCB, MTST, Movimento de Luta nos Bairros e Favelas, Ubes, PCO. As palavras de ordem eram diversas, desde “Recua, polícia, recua, é o poder popular que tá na rua!” …

About

Nonada

Coletivo de jornalismo cultural, alternativo e independente que propõe uma verdadeira travessia a partir de reportagens, resenhas e entrevistas. nonada.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store