Escova de dente… qual ?

Se você não compra escovas de dente por indicação de dentista deve ficar em dúvida sobre qual comprar pela quantidade de modelos diferentes no mercado, né?

O ideal é que o seu dentista (no nosso caso aqui, essas fofas dentistas) indique qual o melhor modelo e marca para você, além da melhor técnica de escovação.

Veja bem: as pessoas são diferentes e suas bocas, dentes, mãos e habilidades também. A escova adequada permite melhor limpeza em menor tempo, sem traumas para dentes e gengivas, se adapta ao tamanho da boca e tem uma melhor adaptação à sua habilidade e empunhadura.

Além da belezura da escova você precisa se preocupar com alguns detalhes se for comprar sem indicação: tipo das cerdas (ultra/extra macia, macia, média e dura), tamanho da cabeça (pequena, média e grande), o modelo do cabo.

Não é difícil escolher se você pensar na função dela: limpar dentes e gengivas. Então, se uma escova também vai higienizar a sua gengiva ela não pode ter cerdas médias, nem duras, nem pontas irregulares, porque vai machucar você, além de provocar lesões a longo prazo em suas gengivas e na parte do seu dente bem próxima à gengiva. Daí, está escolhida: uma escova macia . Cerdas duras são para próteses removíveis e outras indicações no final do texto.

Então, a cabeça da escova deve ser adequada para o tamanho e abertura da sua boca.

Você precisa limpar os dentes que ficam lá atrás, onde, ao abrir a boca o espaço é bem menor que na frente. Então, precisa que a escova chegue lá sem esforço e sem machucar sua boca pelo tamanho dela.

O cabo deve ter o modelo e tamanho que facilite para você segurar a escova para executar a limpeza, levando em conta também se você tem alguma necessidade especial devido a perda de algum movimento que lhe impeça de usar a escova com facilidade.

Lembre-se que uma escovação bem feita, aliada a uma alimentação saudável, com consumo reduzido de açúcar, pode lhe economizar um bom dinheiro em tratamento odontológico. Procure uma com essas características que caiba no seu orçamento e aproveite! Você vai a-do-rar!

Agora vá lá e dê uma olhada na sua escova: está errada? Coloque-a para lavar tênis, rejunte de azulejos (a gente ama, né?) e vá dar um passeio até a farmácia mais próxima e compre uma nova. Permita-se esse carinho.