Placas para bruxismo

O bruxismo, o ranger ou o apertar dos dentes (no final do texto os links de onde já falamos deles detalhadamente), causam grande desconforto e trazem consequências graves. Uma das indicações de tratamento são as placas para bruxismo.

A placa para bruxismo deve ser feita criteriosamente sob medida e ajustada aos seus dentes. Ela é colocada sobre os dentes superiores e protege os dentes superiores e inferiores no movimento de “trituração” que realizam no bruxismo.

Com uso de uma placa os sintomas tendem a amenizar e em alguns casos a queixa desaparece. Entretanto, a sequela deixada nos dentes são permanentes e nas articulações têmporo-mandibulares (ATM) também podem ser permanentes dependendo do estágio em que se diagnostica e trata.

O desgaste dentário precisa ser recuperado, pois ele é definitivo e altera a mastigação.
Diferentes estágios de desgaste necessitam de diferentes formas de tratamento
Em casos graves como esse o comprometimento das articulações têmporo-mandibulares tendem a ser tão grande quanto o dentário.

O uso de medicamentos, tratamentos para o estresse e até práticas alternativas de relaxamento do paciente podem ser indicadas como complemento ao tratamento com placas para bruxismo.

A acupuntura, a yoga, meditação aliviam o stress e ajudam muito no tratamento do bruxismo.

Entretanto uma informação importante é que antes de se submeter a um tratamento com as placas para bruxismo você deve se consultar com um profissional especializado. Essa consulta tem como objetivo diagnosticar a causa do bruxismo, a extensão do comprometimento dentário e articular, e se ele pode ser resolvido somente com placas ou se é necessário um tratamento mais complexo.