3 cursos online para se aperfeiçoar em educação midiática

Nuvem
3 min readApr 15, 2022

A educação para as mídias atravessa múltiplas dimensões da comunicação midiatizada. Desde a criação e o compartilhamento de informações em plataformas digitais até as competências necessárias para diferenciar fatos de opiniões — e de desinformação — além de cuidados ligados à segurança digital e privacidade de dados.

Alguns desses temas são abordados em cursos gratuitos que podem ser acessados online de forma assíncrona, ou seja, de acordo com sua disponibilidade para acompanhar as aulas. A equipe do Desafio Nuvem de Educação Midiática separou algumas dicas:

#FakeToFora (Palavra Aberta)

Com o slogan “Quem vota se informa”, este novo programa do Instituto Palavra Aberta foi lançado em 2022 com foco nas eleições. “Ler criticamente o que chega até nós e entender nossa responsabilidade como produtores e disseminadores de conteúdo é um dos caminhos para fortalecer a democracia”, diz a apresentação do programa. O #FakeToFora oferece instruções e materiais gratuitos sobre temas como pesquisa eleitoral, urna eletrônica e campanhas de desinformação na política, além de estimular a criação de um clube de checagem na escola.

Não passe vergonha nos grupos (Comprova)

Neste minicurso gratuito para adultos criado pelo Media Wise for Seniors e adaptado para o Brasil pelo Projeto Comprova, são enviadas lições de 5 minutos diariamente por WhatsApp. Os jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do Media Wise no Brasil, indicam como identificar boatos e desinformação que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. O curso tem duração de 10 dias.

Fake News? (UnisinosLAB)

Desenvolvido pela Unisinos em formato MOOC (curso massivo online), a formação passa pela história, contexto e desafios da Desinformação nas mídias digitais, a fim de incentivar uma leitura crítica da mídia e uma efetiva inclusão digital para a cidadania. Apresenta exemplos contemporâneos do processo de desinformação e seus impactos na sociedade; recupera referências históricas que ajudam a compreender o fenômeno da desinformação; caracteriza os principais tipos de desinformação que circulam nas redes sociais; e descreve métodos e técnicas de verificação.

>> Já se inscreveu no Desafio Nuvem de Educação Midiática?

Se você é professor da educação básica no Rio Grande do Sul, não pode deixar de participar do nosso Desafio Nuvem de Educação Midiática, um programa gratuito de treinamento com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos. Serão dois workshops online, em 21 de maio e em 11 de junho, das 10h às 12h. Após as oficinas, você poderá inscrever seu próprio projeto de educação midiática para servir como referência a outros professores: 10 trabalhos serão escolhidos por uma comissão multidisciplinar para publicação em um e-book. O Desafio Nuvem é organizado pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Clique para se inscrever

--

--

Nuvem

O Nuvem, Núcleo Universitário de Educação para as Mídias, tem o objetivo de refletir acerca do contexto midiático contemporâneo e das políticas de comunicação.