9 dicas para economizar com alimentação

Numbrs Brasil
Numbrs Brasil

--

Sem muito esforço, uma simples ida ao supermercado acaba levando R$ 100 embora da carteira. Por mais que as despesas com alimentação sejam essenciais, entretanto, algumas escolhas simples podem acabar fazendo uma grande diferença no seu orçamento ao final do mês. Confira, então, 9 dicas para reduzir os gastos e, o mais importante, sem prejudicar a qualidade daquilo que você come.

1) Planeje seu cardápio

Se você deseja economizar, uma dica de ouro é planejar o cardápio da semana antes de ir às compras. Sabendo exatamente aquilo que irá precisar, você evita comprar itens que não combinam entre si, esquecer produtos essenciais ou desperdiçar comida. Além disso, com essa dose de reflexão, você poderá se organizar para cozinhar pratos gostosos e, ao mesmo tempo, baratos.

2) Faça listas

Você pode até confiar na sua memória, mas ir ao supermercado sem uma lista em mãos é a receita para cair na tentação de levar para casa produtos deliciosos, mas caros. O resultado será menos dinheiro no seu bolso e mais idas desnecessárias às compras — já que, muito provavelmente, você acabará esquecendo de alguns itens que realmente precisava.

3) Saiba quanto pode gastar

Você pode não acreditar, mas um orçamento organizado é útil para tudo o que se refere a dinheiro. “Sabendo mais ou menos quanto pode gastar com alimentação no mês, será muito mais fácil saber quando é hora de fazer cortes e quando você pode se dar ao luxo de comprar produtos mais caros ou sair para comer em um restaurante legal”, coloca Oyvind Oanes, CEO da Centralway Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

4) Aproveite promoções e programas de fidelidade

Quase todo supermercado tem um dia da carne, um do hortifruti e outro de peixes. Saber fazer as compras no dia certo pode ser muito útil para reduzir seus gastos com comida. Programas de fidelidade também podem oferecer descontos extras que fazem a diferença.

5 Experimente diferentes marcas e estabelecimentos

Todo mundo tem algumas marcas “do coração”, mas estar aberto a experimentar diferentes produtos é importante para não acabar desperdiçando dinheiro. “O mesmo vale para os supermercados. Experimentar diferentes estabelecimentos pode ajudá-lo a descobrir boas oportunidades de economia”, explica o CEO da Centralway Numbrs.

6) Não vá ao supermercado com fome

Esse erro é um velho conhecido: ir ao supermercado com fome, além de lhe fazer colocar tudo o que vê pela frente no carrinho, ainda aumenta as chances de você cair na tentação de comprar muitos alimentos caros — só porque eles “são muito gostosos”.

7) Cozinhe

Essa é uma regra fundamental para quem está com o orçamento apertado: cozinhar sai, em geral, muito mais em conta do que comer fora. Por mais que falte tempo no dia a dia, há pratos muito simples e rápidos de fazer que podem ajudá-lo a economizar.

8) Leve lanches ao trabalho

É inevitável: a fome irá bater no meio do dia. Por isso, preocupar-se só com o almoço é um erro. Lembre-se de levar alguns “lanchinhos” para passar o dia no trabalho, que podem ser, por exemplo, bolachas, sanduíches ou frutas. Esse hábito irá lhe render menos idas a lanchonetes para comprar salgados e outros itens.

9) Se for comer fora, evite os “complementos”

Nem todo dia dá para levar comida para o trabalho. Se for comer fora, além de procurar restaurantes mais em conta, outra maneira de economizar é pulando bebidas, sobremesa e cafezinho. Esses complementos podem acabar deixando o almoço “baratinho” bem mais pesado para o bolso.

--

--