Pomodoro:
gameficando a vida!

Fernando Nunes
3 min readOct 2, 2015

Por que estou escrevendo sobre isso?

As vezes eu procrastino, as vezes isso acontece por tempo demais. Amo meu trabalho, mas tem dias em que falho miseravelmente.

Não existe como voltar ou recuperar o tempo que passou. No fim, quando deveria estar relaxando, aprendendo mais sobre outros assuntos que quero aprender, acabo fazendo o trabalho que deveria ter feito antes.
Existem muitos assuntos sobre os quais quero saber mais, muitos filmes e seriados que eu quero ver e tantas coisas que eu quero praticar. Não posso fazer tudo ao mesmo tempo.

Depois de muito pensar e conversar com pessoas que admiro pela simples capacidade de conseguirem fazer tudo o que desejam, percebi que preciso ter e praticar o FOCO.

Escrevo esse texto, para compartilhar tudo o que descobri estudando sobre produtividade e qualidade de vida.

Sobre a procrastinação

A incrível arte de adiar o que é importante para fazer o que não tem importância ou da mais prazer. Certamente já aconteceu e acontece com você, sem que você perceba.

Ainda não entendeu o que é procrastinação?

Pense em quantas vezes você tinha algo importante para fazer, abriu seu facebook e ficou rolando infinitamente sua timeline. Depois de um tempo você já tinha esquecido completamente o que era para fazer.

Lembre-se:
Procrastinação não é a causa é só um sintoma

Um pouco sobre como nossos cérebros funcionam

Toda vez que fazemos algo que nos dá prazer, nosso cérebro libera dopamina, que modifica os neurônios em nossos cérebros, fazendo com que a gente repita esse comportamento, infinitamente, sem controle.

Nosso comportamento é o problema: jogos, redes sociais, bate-papos, tudo isso fornecem pequenas e contínuas respostas de prazer. Essa bola de neve, só vai crescer e crescer até o momento que você não tem mais prazo para fazer o que deveria ter feito.

Vamos ao jogo

Conhecendo como nosso cérebro funciona, a “sacada de merda” aqui é hackear a parada toda.

Se fazer o que não é importante gera prazer, a ideia é fazer dos momentos de prazer uma recompensa.

Técnica Pomodoro

A técnica consiste em criar um período longo de foco, quebrado por um período curto de descanso/procrastinação. ;)

Não existe uma regra que diga o quão longo o período de foco deve e ser, tampouco quão curto vai ser o período de descanso.

Você pode e deve construir a sua própria rotina. O que se convencionou na maioria das vezes é usar um período longo de 25 minutos e um período curto de 5 minutos.

A ciência da procrastinação — E como administrá-la (em inglês) : https://youtu.be/1nBwfZZvjKo

Porque funciona

A técnica POMODORO não é um adestramento, é uma mudança de comportamento que estabelece uma recompensa. Essa recompensa ajuda a condicionar nosso cérebro a perceber o processo como um benefício.

Outro fator de sucesso, é que a técnica permite que você consiga pegar uma atividade importante e complexa, seja quebrada em uma lista de atividades pequenas. Cada vez que você completa um período longo de trabalho você tem uma pequena vitória para ser comemorada no período curto de descanso.

Apps Pomodoro:

Windows/Mac
http://www.tomighty.org/

Mac/iOS
http://breaktimeapp.com/ — um dos melhores apps para controle de produtividade.

--

--

Fernando Nunes

Marketeiro e vendedor na Transfeera. Pai de um menino maluquinho, apaixonado por uma fotógrafa linda. Amante de design, fotografia e lettering.