Nasceu uma profissão, feita de palavras, escuta e coração!

Nuno Arcanjo
9 min readOct 14, 2016

--

Você já ouviu falar em “Facilitação Poética” ?! Ouça então como veio ao mundo essa nova profissão…

Sim. Nasceu! E… confesso que não tenho dimensão consciente do que ocorreu no último dia 1 de Outubro, em Belo Horizonte, num evento chamado ESCAPE.

(levei um tempo sentindo, digerindo… até escreVer esse texto, com um olhar mais preenchido de sentidoS)

Em princípio poderia ser um evento como qualquer outro: um auditório e uma programação de palestras ao longo de um dia. O tema geral foi: “O mundo corporativo faliu. O trabalho está se reinventando… como Escapar e Criar o Novo!”

Seria comum, não fosse algo que permeou todo o dia, e que pode ser traduzido em uma palavra: CUIDADO.

Ouvi uma vez que, no futuro, a palavra Trabalhar será substituída. Vai chamar-se Cuidar.

“Eu Cuido da saúde das pessoas”. Já ele “Cuida da qualidade da vibração dos ambientes” …

…aliás, sem perceber, foi isso que estava presente: um cuidado muito detalhado com a qualidade da vibração do lugar.

Nesse sentido o convite que me foi feito pelas organizadoras — as queridas Alinne Ferreira e Andrea Aguiar Azevedo — foi o de fazer a abertura do evento com música, e permeá-lo com poesia, após as palestras.

Um trabalho que já fazia, porém para pessoas — há um tempo eu transformo pessoas e suas histórias em poemas ( olha aqui: poesiapessoal.com.br ). Agora, traduzir conteúdos mais “racionais” em sínteses poéticas, era algo que já brincava, mas… assim profissionalmente, e para seis palestras seguidas, foi a primeira vez.

O nome desse trabalho foi batizado pela futurista, amiga e mestra lala deheinzelin (a mesma pessoa de quem ouvi que “Trabalhar vai virar Cuidar…” ).

E… sabe quando você cuida de uma coisa que ama, e as pessoas também.

Uma coisa que flui, de um lugar genuíno, e que faz muito sentido… justamente porque “é sentido”!

Pois só alguns dias depois me dei conta de que aquele evento representou um marco no Novo Mundo do Trabalho.
Naquele dia, ESCAPOU no planeta uma nova atividade profissional:

“Imagine o dia em que nosso conhecimento virar poesia,
em que aprender possa ser uma saborosa alegria,
e que pensar também for feito de forma estética.

Pois seja bem-vindo à Facilitação Poética!”

Em vez de me estender na prosa… quero te convidar a seguir degustando algumas poesias, e também trechos filmados naquele dia.

POESIA da ESCAPAGEM
(feita para a abertura do evento)

Imagine o dia em que ainda pela manhã você se permita um pouco mais de poesia.
Sim, a sua beleza, sem medo, colocada sobre a mesa.
Quem sabe um dia a Sua Arte , volte a fazer parte da Sua Vida!

Porque a verdadeira Poesia é lembrar:
que tudo vale mais à pena quando a alma não é pequena.
E que sim, tem uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tem pedras

Mas… eu crio coragem e digo:
Oh Mundo vasto mundo, eu não sou Raimundo, mas tenho a solução:

Escapar do Padrão!

Ter a coragem de parar tudo e olhar bem nos olhos do Patrão e dizer :
“SINTO MUITO, mas hoje eu serei eu mesmo:
frágil, vulnerável, forte, alegre, entusiasmado,
… confuso, medroso!

Caro patrão eu admito, sou um bicho meio esquisito.”

- “Eu mesmo” sou aquele que dança, com a música que toca por dentro!

“SINTO MUITO, caro Patrão,
mas em breve vou te demitir!
(silêncio)
Ou melhor… eu vou te substituir
porque estou aprendendo a chamar de Patrão
apenas essa Vida que pulsa
no meu próprio Coração”.

(obs.: seguem agora os poemas de cada palestra, ao final há um pequeno vídeo, feito com celular mesmo, por uma querida amiga.
Neles nem sempre tem poema inteiro… mas, dá pra sentir o gostinho do que aconteceu!)

Palestra da: PAULA QUINTÃO ( Mudanças de Vida e Chamados da Alma )

“Entre Meta e Ação… existe um Coração”

Entre Meta e Ação
o tempo foi passando e a gente foi criando
um jeito esquisito de viver que nos fez esquecer…

Entre Meta e Ação
tinha e tem um tantão
de pergunta, vontade, vida, propósito e “Praquês…”

Entre Meta e Ação
o que é que a gente fez, que esqueceu dos Porquês?
Porque de segunda a sexta eu preciso sofrer ?

Porque é com o Jornal Nacional que a gente precisa aprender?

Porque todo mundo junto resolveu esquecer ?

Entre Meta e Ação
devagarinho, começamos a escutar o coração.

E mesmo sem saber onde é que ele vai nos levar,
a gente segue reaprendendo a sentir, a viver, a doer…

(E se doeu, toma porque é seu!

E agora, com esse Novo Eu…
que para sempre mora no meio do peito
que tô aprendendo o meu jeito

… de escapar
de renascer
e reAprender… a Voar!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra da: ANA PAULA RAMOS ( O Poder da Vulnerabilidade )

“E SE”: O Monstro do Armário

E se no dia em que eu decidir acordar, ir lá e fazer acontecer,
o Monstro do Armário aparecer!

E se a minha mente resolver inventar
de começar a cantar uma musiquinha assim:

(cantando paródia coma melodia de “Se Essa Rua Fosse Minha” )

Nesse armário, nesse armário mora um Mostro
Que se chama, que se chama EU NÃO SEI

Eu não sei se eu devo abrir a porta
Pois ele pode achar que eu sou meio torta.

E assim mesmo, vulnerável respirei
Com coragem o meu medo eu enfrentei

Devagar eu fui lá abrir a porta
Foi então, foi então que… Eu ESCAPEI!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra da: RAFA TAVOLARO ( O Poder da Gratidão )

“Na cama com a Gratidão”

Na noite daquele dia, pus meu pijama preferido, e fiz uma Oração:

“Querida Gratidão hoje eu te convido a dormir comigo e acordar meus sonhos mais escondidos.
Entre eles a Coragem de lembrar:
Eu quero muito, mas EU QUERO MUITO
parar de reclamar do que pode me faltar.

Na noite desse dia, eu decido me lembrar
de Agradecer e Celebrar
tudo que eu já tenho
e tudo que eu já Sou”

Na noite daquele dia, eu comecei a mudar
e a GRATIDÃO tornou-se um Mantra
que pra sempre passou
a me Acompanhar!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra da: RAFA CAPPAI ( Como (não) escapar! )

(Obs. antes desse poema pra RAFA CAPPAI, vivemos um dos momentos mais mágicos do evento, quando a Rafa dançou ao-vivo, ao som da minha sanfona.
Se você que está lendo souber de algum registro em vídeo, manda pra nós)

Poema “A Nossa Revolução”

Como não escapar
dessa “COISA” que está crescendo e começando a me pegar ?

Como encarar essa história de que a crise não vai passar ?

Como será um futuro que ninguém sabe onde é que vai dar ?

Como é que faz pra esse negócio todo se (DES)Balançar ?

Qual será a Nossa Revolução ?

Essa que está acontecendo Agora,
sobre a nossa mesa.
Será que pode ter mais prazer, mais beleza ?

Será que posso trabalhar e ao mesmo tempo dançar,
e em plena quarta-feira brincar de Domingo
sair pra passear, respirar…

E depois disso tudo se arrepender!

- Putz Comecei!! e agora quê que eu vou fazer!
Dá tempo de voltar !?

“Putz… não num dá não
Agora que começou, vamo que vamo”

- Tá bom, tá bom:

AROLDOOOOOOO*,
SOCOOOORRO!”

- Alô, Sindicato dos Átomos,
Aroldo… a seu dispor

- Aroldo, Ufa, por favor:
me dá agora os 7 passos pro meu negócio dar certo!

- Hmmm… eu vou te dar UM SÓ:
Já que você começou, segue firme e sem tê dó!

(desliga) tu, tu, tu, tu, Tô, Tô, Tô…
(começar a cantar):
…Tô aqui já comecei… e eu até dancei,
pra onde vou eu nunca sei,

(o poema não tinha terminado e comecei a improvisar
e pedir ajuda da platéia)

mas juntos, todo mundo (silêncio, branco…)
e eu tô inventando (risos)
vamos chegar em algum lugar…

(silencio)

e vulnerável vou ficar,

(sugestões de palavras da platéia: Chegar, Juntar… )

…e se a gente juntar… chega lá, e…

(silêncio)

o poema acabou de acabar!

(*Aroldo, foi o nome que a Rafa deu para um átomo que vive em nosso corpo, e que muda de vibração, e estado emocional, conforme o que sentimos, vivemos, decidimos!!)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra do: GUSTAVO TANAKA ( Desconstruindo a Si Mesmo )

“TA NA KARA”

Tá na Cara do Gustavo que existe sim algo Grandioso e Misterioso acontecendo no Mundo*.

Algo que nem todos estão vendo, mas que estamos sentindo e é bem profundo.

Tão profundo que dá medo…

Só que no medo tem um segredo,
o medo é uma porta,
que quando se olha é estranha, meio torta

e ao entrar ela começa e te revelar um bocado de dor:

“Menino, num pode,
pára de chorá, seja forte,
se não num dá pra ter sorte!”

E a gente engoliu, e nem mastigou
E aí sumiu quem eu Sou ?

Quem Eu Sou ?

Quem Sou Eu ?

Quem em mim esqueceu ?!

Quem falou que eu não posso escrever…
e já ser parte dessa Revolução.

Há algo silencioso acontecendo no mundo,
e não vai passar na televisão!

É Hoje, Agora.
Já tá na hora,

A — GORA!

Parar, Respirar, soltar…
…essa pressa de chegar nos seus 11 Dias de Despertar.

Pode ser que leve 20, 30, 60, Sessenta… aí Cê Senta

e então 70 … Cê tenta, Cê tenta, Cê tenta,

aí não consegue,
aí esquece.

E quando esquece, algo misterioso acontece.
O Universo tece uma Mudança…
…e ela é uma Dança, entre Dar e Receber,
Aceitar e Agradecer.

É simples a magia que começa a acontecer:
Dar e Receber.

TA NA CARA, o que precisa fazer.

É simples,
por isso que algo grandioso já começou a acontecer!

*(referência ao famoso texto do Gustavo: “Há Algo de Grandioso Acontecendo no Mundo” )

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra de: MAX NOLAN ( Love Works: O Novo Mundo do Trabalho )

“Criar, Colaborar… reinventar o trabalhar”

UAU, O Mundo do Trabalho,
Tá mudando pra CA…
…RAMBA!

E a mudança não é uma Crise
É uma dança da era Industrial
para uma era espiral
Onde cada um vai encontrando o seu potencial

E o negócio vai ficando tão legal
que a moda tá pegando
e o Novo Trabalho está ficando exponecial.

LOVE WORKS:
AMAR TRABALHAR

Caramba, até Poeta tá tendo o seu lugar…

E a gente já consegue transitar,
viver uma carreira em Rede
com mais Pontes do que parede.

Um trabalho onde cada um chega no seu MAX

o MÁXIMO de CADA UM a serviço de CRIAR.

O Futuro do trabalho é Criar um Novo jeito de Trabalhar.
E aí, devagar, vamos reAprender a Colaborar,
e a Nova Lei da Atração vai começa a atuar.

Criar, Colaborar e Compreender que existem leis pra gente respeitar:

Tudo tem a sua ORDEM, tem um fluxo entre RECEBER e DAR,
e há um PERTENCIMENTO sistêmico para se considerar.

O Novo Trabalho começa a aprender um jeito mais Afetivo e Natural de funcionar.

Criar, Colaborar, Se escutar, Agir e Respeitar

Tá aí o resumo para qualquer um que queira ESCAPAR…

(Obs. Todos os poemas foram escritos na hora, durante as palestras.

Podem ser compartilhados livremente desde que citada a fonte ( poetaempreendedor.com ) e o autor: Nuno Arcanjo, facilitador poético. )

Para encerrar, um presente inesperado que recebi por e-mail,
no dia seguinte do evento.

Não preciso dizer, querida Poliana, que meu coração cantou, e muito!

“O Nuno

Artista supra-sumo,
Da ordem dos anjos,
Usa palavras como arranjos
Para poetizar a vida
E deixá-la mais colorida
Com cor, com som, com esbanjo

Assim é Nuno Arcanjo!”

Abraços, Poliana Romeiro

--

--