“Experiências, conveniência e soluções”. É isto que sua marca vende!

Experiência, Conveniência e Solução — O trio que nunca se separa!

Ainda acha que vende produtos e serviços e este é o objeto do seu lucro?

Esqueça isto. Experiência, conveniência e solução são os 3 pilares que te farão enxergar seu negócio de um jeito novo.

As empresas ainda continuam focando em vender produtos e serviços, e esperar o consumidor comprá-los, pelo preço que acharem justos.

“Eu comprei isto aqui, me parecia útil, estava um preço bom, mas nem sei para o que serve direito”

Este o resultado da sua falta de posicionamento.

Eu tenho um restaurante, o que eu vendo? Refeições?

Não. Você vende a “Experiência” de ter uma alimentação em um ambiente agradável, com os melhores sabores da minha cidade, a “Conveniência” do consumidor não necessitar ir para casa passar horas na cozinha para preparar tantas opções e a “Solução” de ter seu problema resolvido, ou seja, a fome!

Foque nestes 3 pilares e construa (ou reconstrua) a sua marca.

Experiência

Quantas vezes você foi em algum local, se interessou por um produto e disse “Nunca mais volto lá. Péssimo atendimento, tive uma experiência terrível. Perderam um(a) cliente”

Essa é a resposta para entender que seu produto e serviço dependem desta forma de valor, o da experiência que o momento da compra produz. Se você vai a uma lanchonete fast food famosa e é mal atendido (a), você deixa de comprar os produtos dela? Não, você vai em outro endereço da franquia, porque sua experiência foi ruim no atendimento apenas. Caso você vá em um restaurante único na cidade e é mal atendido, você não volta lá, você vai em um concorrente, porque mesmo que goste do produto, a marca atingiu em 100% o seu nível de decepção com a experiência.

Os consumidores não querem apenas um produto ou serviço, eles querem ter algo para testemunhar por essa compra, eles querem poder dizer para as pessoas que conhecem, sobre “ter feito a melhor escolha”. O dinheiro de seus clientes paga seu produto e/ou seu serviço, mas o valor da experiência é pago com a satisfação destes, com o marketing boca a boca, com a recomendação aos outros, com uma segunda ou terceira compra em um curto espaço de tempo e outras ações que fazem sua marca não ser um commodity em relação a sua concorrência.

O foco principal da experiência está relacionado aos processos, ou seja, aos passos que vão desde anunciar seu produto, até o uso, descarte, manutenção e suplementação. Foque em trazer experiências reveladoras e que fujam da simples relação de venda com seus clientes. Pode ser um evento para testar um produto beta, pode ser em criar um produto feito pelos consumidores mais fiéis ou pode ser em diminuir tempo de espera em filas em algum serviço que deixe seu cliente ocioso e impaciente. Experiência é transcender da simples venda para criar histórias de relacionamento.

Soluções

Antes de criar a experiência em seus consumidores, você precisa solucionar seu problema. Seu consumidor tem um problema e você não resolve ou acaba oferecendo outra coisa. Isto é a contramão do relacionamento. Se eu tenho sede, quero algo que refresque e você me oferece um café por que é o “melhor da cidade”?

Soluções se resumem em entender e atender seu cliente, e mais do que isso, ser humilde em dizer

“Não tenho a solução para você. O que tenho é isso e talvez não te ajude, mas garantimos que nesse assunto, resolveria seu problema”

As marcas acabam se atrapalhando na hora de oferecer coisas demasiadas pensando no lucro, ao invés de focar em realmente oferecer soluções.

“Ok, mas e as ofertas complementares e o aumento do ticket médio? ”

Elas também consistem em soluções complementares do seu cliente e não em “vendas complementares da sua empresa”. O foco é no cliente e não na empresa e em suas vendas.

Apresente soluções e não crie mais dúvidas na cabeça do cliente, porque hoje ele vai ao seu ponto físico muito mais focado no que quer. Deixe sua comunicação, sua publicidade, seu marketing criarem gatilhos internos e externos na cabeça de clientes e eles mesmo irão procurar soluções complementares com a sua marca, principalmente se você foi direto e eficaz na sua oferta.

Conveniência

Muitos classificam os produtos e serviços em 4 categorias: Conveniência, Compra Comparada, Especialidades e Não Demandados. Eles se dividem de acordo com a intensidade de sua procura. Acontece que aqueles quais focarem seu produto ou serviço em ser conveniente, serão os líderes de mercado, por estarem sempre ao alcance de seus consumidores. Se você consegue apresentar soluções eficazes ao seu cliente, se consegue criar uma experiência boa em todos os processos da compra, só falta sua marca ser conveniente ao seu consumidor. A conveniência está em fazer sua oferta ter o menor caminho percorrido até o cliente, seja anunciando, na entrega, no tempo de preparo e em outros fatores que deixem mais próximo sua marca dos clientes.

O fator da conveniência esta também atrelado a fazer com que sua marca esteja no local certo e no tempo certo, sem que haja necessidade de cobrar um valor maior por isso. Por que postos de gasolina cobram mais caros pelos produtos de suas lojas? Porque elas estão ali geralmente 24 horas por dia, quando você mais precisa.

Marcas que entendem a necessidade de oferecer conveniência sem ter que aumentar o preço por isso, são aquelas que percebem e valorizam o poder do relacionamento.

Anote como você alcança estes três pilares com sua marca

Exemplo de ação com Experiência, Solução e Conveniência.

Hotel Banks Antuérpia — Mini Fashion Bar, que igual aos minibares de hotéis, oferecia roupas e acessórios que faltassem na mala de seus hóspedes, e a pessoa pagava por este aluguel em seu checkout. Nós sempre podemos ser surpreendidos quando viajamos ao chegar em uma cidade e sentirmos que o clima é totalmente diferente do que esperamos ou que esquecemos aquela peça de roupa especial para uma ocasião. Pensando nisso, o Hotel Banks Antuérpia disponibiliza pequenos “Mini Fashion Bares” de roupas de acordo com a personalidade da pessoa, descrita em sua ficha de reserva e de inscrição. Saber que irá ter um jantar de negócios que não estava nos planos e encontrar algumas peças de roupa social e um sapato, todos do seu número, para que você alugue e seja descontado no seu checkout, ao invés de fazê-lo(a) caminhar pela cidade atrás de roupas novas, é um exemplo de como a ação teve o foco em solução de oferecer roupas alugadas, da conveniência de não precisar ir atrás de lojas pela cidade e a experiência de saber que as peças estavam ali, do estilo e tamanho do hóspede. Tudo isso em um móvel do tamanho de um frigobar! Pensar no consumidor é a fonte de informações para criar algo focado nestes 3 pilares.

Veja mais neste vídeo sobre este diferencial do Hotel

https://www.youtube.com/watch?v=gyRjRePbRTI

Acreditar que seu produto ou serviço é muito mais que uma troca por valores monetários é o primeiro passo para sua marca encontrar uma posição superior em relação a concorrência. Entender como estar mais conveniente ao alcance e conhecimento de seu consumidor, buscar solucionar as reais necessidades do mesmo e fazê-lo ter experiências positivas e inesquecíveis, são o que farão sua marca evoluir de transações para relações, que costumam perdurar por muito mais tempo, principalmente se seu foco for o de manter-se fiel a um objetivo: Entender para atender seus clientes.

Se quiser saber mais dicas e informações de marketing, compartilhe esta publicação, curta nossa página no Facebook e acompanhe sempre nossas postagens

-E como eu posso seguir estes 3 pilares para a minha marca?

É por isso que eu estou aqui, para te ajudar.

Se sentiu que com este 3 pilares dá para realmente trazer algo mais para sua marca, basta deixar seus dados de contato neste formulário (apenas 4 campos) ou no link abaixo, e eu retorno para você.

Link formulário: https://goo.gl/5WNmHs

Acredite, conhecendo melhor a sua marca, coisas incríveis pode se fazer com ela e o seu investimento será menos do que a contratação de algum funcionário pouco experiente no cargo.

Nuno Pereira 
Consultor da Balloon Marketing
Ações no Presente, Pensamento no Futuro
Consultoria de Marketing, Vendas, Gestão, Comunicação e Growth Hacking em Curitiba e Região Metropolitana

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.