Culinária japonesa

Bastante difundida no Brasil a culinária japonesa vem ganhando consumidores ao longo dos anos. A essa culinária é atribuído o título de saudável, porém, alguns cuidados são importantes na hora de escolher o restaurante e, também, os pratos a serem consumidos.

Dicas:

1) O primeiro passo é escolher um restaurante de confiança, que esteja em conformidade com as regras da vigilância sanitária, a base da culinária são os peixes crús que alimentos potenciais para contaminação bacteriana.

2) Para quem procura controlar e até mesmo perder peso deve evitar restaurantes tipo “rodízio”, a grande oferta de alimentos pode induzir à compulsão alimentar e atrapalhar seu processo de emagrecimento;

3) Shoyu: esse fermentado de soja possui grande quantidade de sódio, mesmo na versão light, que contém em média 35% menos sódio, a quantidade ingerida deve ser moderada. O excesso de sódio pode levar a alteração da pressão arterial e inchaço.

4) Sushis: prefira os tradicionais, preparados com arroz, frutos do mar e legumes, essas versões possuem em média 20kcal cada. As versões fritas possuem mais que o dobro de calorias, cerca de 45kcal por item.

5) Uramaki: versão do sushi invertida (alga por dentro e arroz por fora): vale a mesma dica dos sushis, preferir os tradicionais e evitar as versões que contém cream cheese e tomate seco. As opções com molhos extras também devem ser consumidos com cautela.

6) Temaki: no formato de cone possui quantidade maior de arroz, prefira a versão com frutos do mar sem adição de molho agridoce, cream cheese ou maionese. Prefira temperar com pouco shoyu light.

7) Cogumelos na chapa: possuem baixo teor calórico em sua porção, porém, é preciso verificar o modo de preparo, alguns restaurantes costumam utilizar bastante manteiga o que aumenta o teor de gorduras.

8) Tepan: versão interessante e completa para quem procura uma refeição quente. Com legumes, proteína e arroz.

Com atenção é possível manter a vida social e frequentar seus restaurantes preferidos sem comprometer sua rotina alimentar saudável!

Ariela Issa

Like what you read? Give Nutri Gourmet a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.