Dicas para pós-festas

Após as festas de final de ano é comum observamos ganho de peso, sensação de estufamento, azia e inchaço. Isso ocorre devido à diminuição na prática de atividade física, aumento do consumo calórico, aumento no consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas.

Quando seguimos uma dieta equilibrada e, de repente, consumimos em excesso comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas, nosso organismo entende que está sendo agredido — daí o mal-estar. Isso acontece porque substâncias tóxicas, que não são naturais, se acumulam no corpo e precisam ser eliminadas.

A boa notícia é que é possível compensar os excessos e se sentir melhor logo rapidamente. 
 O organismo é programado para se recuperar após esses abusos. É o que chamamos de destoxificação, uma limpeza natural, que acontece o tempo todo, independentemente da nossa vontade. Mas o consumo de certos alimentos pode acelerar e potencializar esse processo.

Incluir na dieta fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes podem favorecer esse processo, lembrando que quanto mais saudável a rotina da pessoa for, mais rápida e natural é a recuperação. Para se sentir melhor, o primeiro passo é investir na hidratação, a recomendação geral de ingestão de água feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2 litros de água pura por dia, sem contar sucos, frutas ricas em água, como a melancia e o melão, refrigerante e outras bebidas. Calculamos que o indivíduo deve ingerir em torno de 35 a 40 ml por quilo de peso por dia. Ou seja, um indivíduo que pesa 70 quilos deve ingerir em torno de 2,45 litros de água por dia.

Fonte de fibras e antioxidantes:

Verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas são altamente recomendados, castanhas possuem gordura de qualidade (insaturadas) e ricas em selênio (mineral antioxidante) que facilitam na recuperação do nosso organismo, opte por carnes magras como peixes e aves e laticínios de baixo teor de gorduras. Evite ao máximo do consumo de embutidos multiprocessados, de bebidas alcoólicas e doces calóricos(chocolates e cremes).

Atividade física:

Retome a rotina de atividades físicas, os benefícios são muitos como melhora da imunidade, acelerar o metabolismo e gasto energético que favorece a perda de peso.

Bebidas detox que podem facilitar e acelerar esse processo natural do organismo:

Algumas bebidas podem facilitar esse processo: como chá verde, chá preto, chá de gengibre e sucos detox.

Suco verde: auxilia no funcionamento dos rins e do fígado, aumentando a eliminação de toxinas, possuem efeito diurético, indicado para os sintomas de inchaço.

Você vai precisar de: 1 folha de couve; ½ abacaxi; 1 pepino; 1 cenoura; 1 cm de gengibre; 200 ml água ou água de coco natural;

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e congele em formas de gelo, ou copos descartáveis. Quando for tomar o suco, bata 4 cubos congelados com o mínimo de água.

Suco Digestivo

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos; 1 cenoura; 1 xícara (chá) de talos de erva doce; suco de limão e raspas da casca;

Modo de preparo: Liquidifique todos os ingredientes com um pouco de água filtrada.

Ariela Issa

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.