Diferentes tipos de gorduras e suas características

Hábitos alimentares, influenciam diretamente a saúde fazer escolhas saudáveis como praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada deve ser parte da rotina. Mas alimentar-se bem não significa restringir totalmente alguns alimentos. As gorduras, geralmente, são cortadas quase que totalmente das dietas de emagrecimento, porém possuem papel importante na saúde.

1)Gordura Saturada

A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado solido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras. Em excesso é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim(LDL), causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que possui uma dieta balanceada e come de forma saudável, a ingestão sugerida é 20 gramas por dia.

2)Gordura Insaturada

A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Em uma dieta balanceada deve ser consumido no máximo 44 gramas da gordura insaturada por dia. Dentre o grupo instaturado temos dois subgrupos:

2.1)Poliinsaturadas

A gordura poliinsaturada é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas por meio da alimentação; também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue.

2.2) Monoinsaturadas

No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola.

3) Gorduras Trans

A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processamento são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, e daí vem a denominação de “gorduras trans”. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é muito encontrada em uma grande maioria de alimentos industrializados, Essa gordura é usada pra dar uma cara melhor e também pra aumentar o prazo de validade desses alimentos. Não existe nível seguro de consumo. Recentemente o governo dos EUA proibiu o uso dessa gordura na produção de gêneros alimentícios.

Like what you read? Give Nutri Gourmet a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.