O que são os nutricosméticos?

As chamadas cápsulas da beleza contêm uma associação de vitaminas, minerais, e compostos bioativos como, carotenoides e flavonoides, entre outras substâncias, que possuem a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do corpo e do rosto e até auxiliar no emagrecimento.

Os nutricosméticos, são encontrados geralmente em cápsulas que trazem doses acima da IDR (ingestão diária recomendada) o que pode acarretar alguns riscos à saúde. Algumas vitaminas em excesso (vitaminoses) são tóxicas ao organismo e podem acarretar alguns problemas como: cálculos renais, dificuldade na absorção de outros nutrientes, distúrbios gastrointestinais, entre outros. Por isso o consumo deve ser orientado por profissional habilitado e após diagnóstico criterioso.

Os nutricosméticos conquistam pela praticidade, porém, é importante lembrarmos que uma alimentação balanceada e equilibrada, com um intestino saudável e capaz de absorver os nutrientes, é fundamental e deve ser o foco nas mudanças de hábito na busca pela vida saudável.

Os alimentos possuem em sua composição variadas vitaminas, minerais, compostos bioativos, fibras, água. Essa composição variada favorece o bom aproveitamento dos nutrientes, biodisponibilidade do alimento o que não ocorre com o nutriente isolado em cápsulas.

Retardar o envelhecimento:

Vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango), o ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais) e a quercetina (das cascas de uva e vinhos).

É importante salientar que a suplementação desses nutrientes é indicada apenas nos casos de carência nutricional desse item, diagnosticada após exames e avaliação clínica criteriosa.

Usos:

  • exposição solar programada: podemos utilizar os carotenoides e antioxidantes (A, C e E), dessa maneira vamos favorecer o bronzeado e também a formação de radicais livres pela ação solar.
  • emagrecimento: ácido alfa lipóico — é um antioxidante, também considerado um acelerador do metabolismo, proporcionando aumento da produção de energia. Associado à estabilização dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo doenças como síndrome metabólica e diabete, possui propriedades antioxidantes quanto anti-inflamatórias.
  • problemas com colesterol e níveis de HDL e LDL: podemos utilizar ômega 3 e fitoesterois. As principais fontes alimentares de fitoesteróis são os óleos vegetais (sobretudo os não refinados), frutos oleaginosos (como amêndoas, amendoins, etc.), sementes e cereais

Contraindicações:

Gestantes devem tomar cuidado! Algumas vitaminas em excesso, como a vitamina A, podem causar má-formação fetal.