Palatinose

A Palatinose é considerada um carboidrato inteligente, por fornecer energia por muito mais tempo, e vem sendo recomendada para praticantes de atividades físicas e também pessoas que buscam controlar o apetite ao longo do dia.

Palatinose é um derivado da sacarose, extraído da beterraba e após sofrer ação enzimática resulta em glicose + frutose. A grande diferença desse nutriente é seu baixo índice glicêmico (IG 32) ele pode auxiliar a diminuir os picos de insulina, reduzindo a fome. Outro efeito seria na prática do exercício físico, onde ele contribui para retardar a sensação de fadiga.

“O índice glicêmico (IG) diz respeito à velocidade com que o açúcar proveniente da digestão dos carboidratos alcança a corrente sanguínea. Quanto mais rápido esse carboidrato for digerido, maior será seu índice glicêmico.” Fazer esse controle do índice glicêmico ao longo do dia era considerado extremamente importante para pessoas com diabetes, porém, sabe-se que para quem pratica esportes ou está fazendo uma dieta de emagrecimento controlar o índice glicêmico também é importante.

Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:

  • baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
  • médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
  • alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

Seu uso pode ser para pessoas que praticam exercícios físicos e queixam-se de fadiga ao longo do treino. Esse carboidrato fornece energia por mais tempo para os músculos e para o cérebro, isto significa um fluxo constante de energia, durante um longo período de tempo, em comparação com a rápida absorção de qualquer outro carboidrato.

Excelente fonte de energia, pois proporciona as mesmas calorias que a maioria dos outros açúcares e é digerida e absorvida mais lentamente quando comparada a outros carboidratos, por isso, fornece glicose de maneira mais equilibrada evitando picos glicêmicos e insulinêmicos, o que vem a contribuir também para evitar a sensação de fome e necessidade de açúcar ao longo do dia. Pode ser um aliado nas dietas de emagrecimento. Uma vez que auxilia na oxidação da gordura, aumentando a utilização, pelo nosso organismo, de gordura como fonte de energia fazendo o metabolismo do tecido adiposo aumentar.

Como consumir?

A utilização deve ser recomendada por um nutricionista de acordo com demanda. Suas necessidades podem variar de acordo com peso e nível de atividade.

Like what you read? Give Nutri Gourmet a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.