Suco prensado a frio

Novidade no mercado, os sucos prensados a frio invadem as prateleiras, junto com eles vem às dúvidas do consumidor. Saiba os benefícios e qual o processo por trás desse suco.

O que é: o suco prensado a frio é produzido a partir de frutas e verduras frescas prensadas usando uma prensa hidráulica, aplicando-se grande pressão e extraindo o suco diretamente das polpas de cada item. Esse processo é realizado em saco especial para filtragem.

Segundo o ministério da agricultura, para ser chamada de suco o produto deve ser 100% fruta, sem adição de água, conservantes, entre outros itens, Os sucos prensados, diferente dos outros sucos industrializados, não são processados em altas temperaturas(pasteurização), o que evita que algumas vitaminas, minerais e enzimas sejam perdidos. Por conta desse processo o suco possui data de validade mais longa, sem a necessidade de qualquer tipo de aditivo, o que é um grande benefício para saúde.

O fato de não ser pasteurizado faz com que o suco prensado à frio se assemelhe muito do suco produzido em casa, mas é preciso ter bastante cuidado ao comprar, ter certeza que a empresa em questão trabalha de acordo com as normas da vigilância sanitária, a pasteurização serve para eliminar bactérias que fariam mal para à saúde e, assim, prolongar a validade do produto. Pessoas com imunidade baixa, idosos e crianças devem tomar cuidado.

É importante salientar que qualquer tipo de processamento pode levar à perda de nutriente, no entanto, ainda não existem estudos suficientes para afirmar que esses sucos são realmente melhores, principalmente se o valor nutricional do suco feito a partir da prensa a frio é significativamente superior aos demais.

Os sucos prensados podem ser uma opção a ser incluida em uma rotina saudável, seu consumo pode ser realizado no desjejum, nos lanches e até mesmo nos planos detox. Por ser prático é interessante para quem não tem muito tempo para consumir frutas. Lembrando que os sucos naturais preparados através de métodos tradicionais continuam sendo excelentes alternativas para consumir vitaminas e minerais e possuem custo mais acessível.

Pontos positivos: melhor alternativa no mercado por ser 100% fruta, sem adição de açúcares, água e conservantes. Praticidade.
 Pontos negativos: teor de fibras deve ser analisado, custo.

O importante é consumir diariamente frutas e verduras. Escolha a sua opção e seja saudável.

Ariela Issa

Like what you read? Give Nutri Gourmet a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.