Vitamina E — Tocoferol

São compostos orgânicos, que não podem ser sintetizados pelo organismo. Encontram-se em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo. São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima (substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reações no organismo) e o de antioxidante (substâncias que neutralizam radicais livres).

A vitamina E é lipossolúvel e tem como principal função no organismo ação antioxidante. Os antioxidantes atuam no combatendo a formação de radicais livres que pode ocorrer metabolicamente ou encontrados no ambiente (alimentação, poluição, entre ouros agentes) que podem prejudicar nossas células. Sendo admitido nos dias de hoje, que protege contra o câncer, contra a arterioesclerose, de inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes. É importante também na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, também, é fundamental na formação dos gametas sexuais.

Onde encontrar?

Esta vitamina é encontrada em verduras escuras (agrião, espinafre, couve), em óleos vegetais (como de algodão, milho, soja, azeite de dendê, óleo de semente de açafrão), ovos, germe de trigo, semente de girassol, algodão, soja, banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaça, entre outros.

Processos que podem interferir sua absorção:

Doses elevadas de vitamina E podem reduzir a absorção das vitaminas A e K. O uso concomitante com antiácidos contendo hidróxido de alumínio diminui a absorção das vitaminas lipossolúveis como a vitamina E.

Os inibidores da absorção de colesterol, os fitoesterois, a colestiramina e a ezetimiba diminuem a absorção dos tipos ativos de vitamina E, alfa e gama-tocoferol. O alto consumo de vitamina A também pode reduzir a ingestão de vitamina E.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.