10 Motivos para não visitar o Rio de Janeiro
Parece que está virando moda escrever textos cujo título seja “motivos para não visitar o Brasil” ou algo parecido, principalmente se tratando de gringos que tenham tido algum tipo de experiência ruim nas terras tupiniquins.
Por conta disso, e também do episódio em que fui sequestrada no Rio de Janeiro, decidi fazer o mesmo. Então lá vai…
1. Violência
Um tanto quanto óbvio, não? Tá certo que não é algo que acontece só no rio, e sim em todo território nacional, mas parece que lá a violência faz até parte do cenário cultural da cidade. E parece que os moradores até curtem um pouco isso, porque quando fui pra lá nessa última vez, ao invés de me apresentarem os pontos turísticos contando a história do lugar, o povo só falava de algum crime hediondo que havia ocorrido naquela localidade.
Só pra constar: em apenas cinco dias de estadia foi possível ver dois arrastões próximos ao Copacabana Palace, além de me deparar com dois corpos (aparentemente sem vida) em plena orla da praia na Barra da Tijuca — a viatura de homicídios da Polícia Civil chegou minutos depois.
2. Pior polícia do Brasil
E não vá achando que ser vítima de algum crime em terras cariocas terá um final feliz…
Se você discar 190 meu amigo, é melhor ficar esperando sentado, deitado, ou chamar logo o Batman pra ver se algo efetivamente acontece. PM do Rio gosta de andar de bicicleta na bera do mar e ficar olhando a mulherada na praia. Mas se verem uma oportunidade para forjar um flagrante e consequentemente ganhar uma grana… OPA! Aí eles aparecem.
Se você precisar deles e ter a sorte (ou azar) de se deparar com um, provavelmente irá ouvir um "não posso fazer nada" — isso se o dito cujo não fizer parte de alguma milícia da região…
Talvez por isso a revista alemã Der Spiegel tenha causado polêmica ao estampar uma manchete com a frase: "Polícia Militar do Rio de Janeiro é pior do que gangues".
3. Hostilidade com pessoas de outros estados e lambeção de saco dos gringos
É bom ter isso em mente quando for se pranejar para ir ao Hell de Janeiro. O povo carioca não gosta nem um pouco de turistas de outros estados, principalmente dos paulistas.
Eles sempre irão querer diminuir o estado de São Paulo, seja arrumando alguma desculpa esfarrapada ou querendo exaltar algum ponto positivo da cidade "maravilhosa" ~cof cof~ que provavelmente terá em comum na selva de pedra. Complexo de inferioridade será?
Aliás, sinto muito meus amigos cariocas, mas São Paulo têm praias sim. :D inclusive melhores do que algumas do Rio…
Enfim, além de serem extremamente preconceituosos e xenofóbicos, adoram puxar o saco dos gringos. Não se surpreenda se estiver há muito tempo esperando por uma mesa em algum restaurante badalado; algum casal estrangeiro passar na sua frente e ainda ganhar umas caipirinhas de graça. No Rio de Janeiro amam estrangeiros que se hospedam em favelas para consumir drogas e odeiam os turistas que procuram se divertir "corretamente". Acostume-se…
4. Serviço medíocre x Preços abusivos
É, parece que ninguém curte trabalhar direito por aqui. E ao mesmo tempo, não gostam de ouvir críticas, muito menos procurar melhorar o serviço — o que é uma pena, pois há muitas opções legais na cidade que estão em plena decadência por falta de empenho dos funcionários ou do próprio dono.
Não se esqueça que apesar de tudo isso, a conta não é nada generosa. Pague o dobro por algo que você pagaria a metade em qualquer lugar do país.
E se o serviço for público? Daí pode esquecer mesmo! A única coisa que ainda não cobram por aqui é o oxigênio.
5. Taxistas: uma máfia
Você já deve ter passado por alguma experiência nem um pouco agradável com os motoristas prestadores de serviço em geral, mas nada se compara aos taxistas do Rio.
Com muita (mas muuuuita) sorte você vai conseguir um táxi em menos de uma hora de espera. E não pense que é por conta da alta demanda. A maioria vai passar por você, te avaliar de baixo pra cima, e se por algum acaso concluir que você deve ser "duro" (como eles costumam dizer) e não está disposto a pagar 3x o valor da corrida original (é, a maioria trabalha com preço fechado) sem direito a ar condicionado, ele simplesmente faz sinal que está ocupado e sai cantando pneu.
Hospitalidade e profissionalismo, a gente vê por aqui #SQN
E se conseguir, não deixe de agradecer quando visitar o Cristo. Se der sorte de pegar um taxista legal, acenda até uma vela.
Portanto, se tiver a oportunidade (e a coragem, diga-se de passagem) de ir em algum automóvel particular, não pense duas vezes…
6. Glamour… Onde está você?
Ok, as paisagens são incríveis e isso é incontestável. Mas por quê tem sempre algum fator externo acabando com ela?
Não, não estou falando das favelas. Falar das favelas como um fator ruim (embora de fato existam fatores ruins nela) é como esculachar toda a imagem do Rio, já que faz parte da cultura e do charme da cidade.
Estou falando do cheiro de abandono que paira pelos ares cariocas. Seja nas repartições públicas ou nos grandes empreendimentos particulares, a cidade é bem mal cuidada. Reflexo da decadência em que se encontra atualmente.
7. Clima
Sei que muitas pessoas procuram esse destino principalmente pelo fato da cidade ser conhecida pelos seus (eternos) 40 graus, mas pra quem assim como eu não se simpatiza muito com o calor, a estadia pode se transformar em uma tortura.
Tome muita cerveja e caipirinha quando sair para conseguir dormir depois no hotel, caso contrário você irá passar uma longa noite de insônia, com dores pelo corpo causadas pelas queimaduras de sol e resmungando porque o ar condicionado não dá conta de refrigerar o local.
8. Saúde precária
E por falar em queimaduras, reze todos os dias para não precisar de um hospital. O Rio vive uma grande crise na saúde pública e precisar de atendimento médico em um lugar onde centenas de pessoas são vítimas de bala perdida por ano não é nada agradável…
9. Noite ruim
Se você não gosta de samba ou de funk, essa definitivamente não é a sua cidade, a não ser que você conheça alguém muito antenado na night carioca para te indicar um lugar razoável onde outras vertentes musicais e culturais sejam valorizadas.
Gosta de rock? Volte duas casas e aguarde o próximo Rock in Rio.
10. Na boa, que povo marreeeeeento!!!
Durante as duas vezes que visitei a cidade maravilhosa, conheci pessoas que realmente eram maravilhosas, e outras nem tanto… O que é normal em qualquer lugar. Porém, o ego inflado fala bem alto nas conversas e isso chega até a ser meio engraçado pra não dizer trágico.
Carioca sabe bem ser marrento, parece até profissional. Tem que fazer questão de comparar tudo da cidade com o resto do país e diz que tudo é melhor mesmo sabendo que não é verdade. Vai dizer que mora no lugar que tem o IPTU mais caro do país, a melhor praia do país, as mulheres mais bonitas do país, o melhor açaí do país, o melhor churrasco do país, a melhor night do país, o melhor shopping do país e a água de côco mais saborosa, gelada e fresca de todo território nacional. Ainda vai falar tudo isso e mais um pouco como quem quisesse causar impacto.
E quando você convencê-lo de que algo não é tão legal quanto ele pensa que é, ele vai colocar a culpa no país. Aparentemente esse é o único momento que ele pensa no Brasil como um todo: quando quer culpar os outros pelos problemas que enfrentam.
Eles não se conformam com o fato de você não se amarrar em um maromba de corpo moreno ou preferir uma roupa em tons mais sóbrios que não te deixe nua como a Valesca, e vão fazer questão de ressaltar isso o tempo todo.
Não, eu não gosto de esportes radicais…
Não, eu não quero paparicar nenhum artista global…
Não, eu não quero ir ao Maracanã…
Nós não queremos ser como vocês. Não queremos morar onde vocês moram e diferentemente do que pensam, o mundo não sonha em passar as férias em Copacabana. Queremos ser bem recebidos e curtir alguns dias, ver o que vocês tem a nos mostrar.
Se o Rio é tão rico, qual o motivo de tanta falta de humildade? De respeito? Somos todos brasileiros, somos todos humanos!
Como cidade olímpica, melhorem.