Tokens NYM — onde eles vivem e como são distribuídos entre redes?

Nym - Português
5 min readJul 11, 2023

--

Aprenda sobre a economia de token da mixnet, tokens NYM e a cadeia Nyx

A Nym é uma mixnet (rede de mixagem) que fornece proteções poderosas de privacidade para pessoas comuns, criptografando e misturando o tráfego da Internet. A mixnet possui um token de utilidade chamado NYM para pagar pelo uso, medir a reputação e servir como recompensa pela infraestrutura de privacidade. A economia simbólica da Nym mixnet é executada na blockchain Nyx, uma blockchain de camada 1 construída no Cosmos SDK, para a rede principal.

A blockchain Nyx é o lar dos contratos inteligentes que formam a espinha dorsal da Nym mixnet. Esses contratos inteligentes gerenciam a topologia dos nós que compõem a mixnet, staking e a recompensa dos nós de mixagem e, é claro, as transações ponto a ponto em que os usuários enviam tokens NYM um para o outro. Nyx é uma blockchain Cosmos, usa contratos inteligentes do CosmWasm e é escrito em Rust, compilado no WebAssembly. ( Fique atento a uma próxima postagem no blog que fornece uma discriminação dos contratos inteligentes do mixnet CosmWasm! )

Agora, isso significa que a economia do token da mixnet é não apenas um simples contrato inteligente da Ethereum para cunhar o ERC20. Em vez disso, os tokens são armazenados na rede Nyx Cosmos e depois enviados entre redes para outras blockchains, como Ethereum.

O fornecimento total de tokens NYM é de 1.000.000.000 ( 1 bilhão ). Nem todos eles estão em circulação ainda, pois existem diferentes instrumentos de aquisição que liberam lotes de tokens a partir da gênese da rede Nyx no início de 2022.

A equipe lança atualizações trimestrais do tokenomics à medida que mais tokens entram em circulação. Isso é necessário, pois o aumento da liquidez resulta em uma alteração nos parâmetros tokenomicos da mixnet. Para dar um exemplo: quanto mais tokens nativos NYM houver em circulação, maior será o ponto de saturação de stake para nós de mixagem.

Nota: O NYM é um token utilitário, que permitirá aos usuários acessar a Internet através da mixnet. É um meio de reputação e incentivo para operadores da infraestrutura da Mixnet.

Um pouco mais de complexidade: ERC-20 NYM

Para permitir o acesso de mais usuários, os tokens NYM também foram ativados na rede Ethereum como um token ERC-20, usando Gravity Bridge que não necessita de permissões— uma blockchain nativa do Cosmos que faz a ponte entre os ecossistemas Ethereum e Cosmos.

A principal razão para isso é que muitas corretoras centralizadas não suportam cadeias Cosmos diretamente — apenas algumas, como Kraken ou Deepcoin.

Nym e Gravity Bridge

Gravity Bridge tem dois lados diferentes, um dos quais é o Gravity.sol, um contrato em Solidity que detém e libera fundos no Ethereum. Em contraste com a tendência principal nos projetos regulares de pontes, o Gravity.sol é muito compacto e fácil de revisar. Foi auditado por três equipes independentes ( Certik, Leat Autorithy e Code4rena ) e não é atualizável. Ele não tem validações exteriores— funciona como uma estrutura transparente e sólida para conectar qualquer rede do Cosmos ao Ethereum.

O Gravity.sol funciona da seguinte maneira, quando o contrato ERC20 NYM foi implantado pela Gravity Bridge, ele cunhou a quantidade máxima possível de tokens NYM Ethereum — igual a uint256, basicamente, um número muito grande limitado pelos parâmetros de design do Ethereum. Isso se reflete no Etherscan.

Esse número cunhado é mutuamente exclusivo do suprimento total de 1 bilhão de tokens nativos da NYM. É apenas um detalhe técnico que é codificado na função de contrato da bridge, como no caso de todos os outros tipos de tokens Cosmos que o Gravity.sol mantém. Esse fenômeno ocorre com todas as redes que usam a Gravity Bridge. No entanto, pode ser menos perceptível, uma vez que a maioria dos tokens é originária do lado do Ethereum, onde a oferta máxima é menor que o tamanho máximo do uint256 é menos comum.

O deployment é feito pelo próprio contrato da ponte. Os Deployers têm controle de parâmetros limitado, nome, símbolo e número de pontos decimais.

A razão para isso é que, no lado do Cosmos, o Gravity modula os cunhos e as queimas dos tokens NYM com base nas interações da bridge solicitadas pelos usuários, e dessa forma, o contrato Gravity não precisa ser atualizado para calcular com qualquer tokenomics de qualquer específico token — , ele pode permanecer enxuto, trabalhando com todos os tokens Cosmos.

Essencialmente, o Gravity age como uma máquina de fotocópias, que não conta tokenomics e períodos de aquisição, porque faz apenas duas coisas:

  1. Se o NYM nativo for queimado, ele libera o ERC-20 NYM no lado Ethereum
  2. Se as fichas ERC-20 forem bloqueadas, isso sugere as quantidades equivalentes no lado do Cosmos

Vamos dar uma olhada em dois cenários de exemplo:

Exemplo 1

Alice ganhou X NYMs nativos em um desafio e gostaria de vendê-lo em uma corretora em que ela tem uma conta. Como sua troca suporta apenas NYMs ERC-20, Alice precisa fazer uma ponte entre seus tokens via Gravity Bridge:

  1. Alice envia X NYM nativo para Gravity Bridge.
  2. Gravity Bridge queima esses tokens no lado do Cosmos ( 1 bilhão menos X ).
  3. X quantidade de NYMs ERC-20 recebe autorização do contrato da bridge para a carteira que Alice especificou.

No final, o valor máximo circulante não altera — apenas o valor X mais circula no lado do Ethereum e X menos no lado do Cosmos.

Exemplo 2

Bob gostaria de comprar Y tokens NYM para fazer stake em um mixnode, mas ele só tem uma conta com uma corretora que suporta apenas o ERC-20 NYMs. Bob sabe que precisa fazer a ponte entre seus NYMs ERC-20 via Gravity Bridge:

  1. Bob envia Y ERC-20 NYMs da corretora para Gravity Bridge.
  2. Gravity.sol bloqueia os Y tokens ERC-20 NYM de Bob — são adicionados ao número já muito grande de tokens NYM fora da circulação mantida pelo contrato inteligente.
  3. Gravity Bridges cunha Y tokens NYM e o envia para o endereço da carteira Nym especificado por Bob.

No final, o suprimento máximo da circulação não muda, porque todos os tokens da NYM foram originalmente cunhados na cadeia nativa da Nyx Cosmos. Em outras palavras, os Y tokens ERC-20 NYMs que o Bob comprou da corretora já foram trazidos em algum momento pela Nyx, assim como os tokens de Alice. Assim, eles foram queimados antes por alguém que ligou esses tokens a Ethereum.

O suprimento total circulante será sempre de no máximo 1 bilhão de NYM, em todas as redes.

Recursos

Se você quiser saber mais sobre como fazer a ponte entre o ERC-20 e o Cosmos, leia: https://medium.com/@nymportugues/bridging-staking-e-recebendo-tokens-nym-9726c2c5fbee

Se você estiver interessado na atualização trimestral dos parâmetros tokenomics, leia: https://medium.com/@nymportugues/economia-de-token-de-nim-atualiza%C3%A7%C3%A3o-trimestral-de-par%C3%A2metros-3458b787699c

Se você quiser saber mais sobre como dar stake e delegar seus tokens, leia: https://medium.com/@nymportugues/como-participar-da-rede-de-mixagem-nym-4f320acb19fe

Entre na comunidade Nym

Discord // Telegram // Element // Twitter

--

--