
7 Coisas Pra Fazer Enquanto Está nos Vinte…
Catamos do “Storyline”, por Donald Miller, tradução Débora Almeida
Meu amigo Bob, que era 10 anos mais velho do que eu, me disse recentemente que, pelo menos na nossa cultura, quando você tem 20 anos é tempo de se educar, nos 30 você acumula recursos (se torna financeiramente sustentável). Seus 40 é sobre construir - família, casa, carreira, ministério, impacto. E os 50 são para aproveitar o que você construiu e talvez pressionar seus filhos a casar e ter bebês.

Ele não me disse isso como um conselho. Ele estava apenas fazendo uma observação. Mas eu tendo a achar que esse é um bom caminho traçado.
Leva tempo para construir influencia, para estabelecer conexões e para construir confiança nos outros com relação às suas habilidades. Atrase o processo e, bem, você está no que os psicologistas chamam de “adolescência interrompida”.
A maioria dos meus amigos que estão nos seus 20 são seriamente ambiciosos e enormemente realizados. Honestamente, é difícil pra mim ver alguém de 20 e poucos anos como crianças […] Mas, aparentemente o fenômeno é real, os de 20 e poucos anos hoje em dia estão demorando cada vez mais e mais para crescer.
Então, se você está entrando na casa dos 20 e o relógio acabou de anunciar que já são meio dia e você ainda está se levantando da cama, na qual você cresceu, ou está lendo isso num lap top apoiado em sua barriga, aqui vão algumas dicas:
1.Perca Seus Amigos. Se seus amigos não são ambiciosos, se eles não tem planos claros, você provavelmente não os terá também. Isso não quer dizer rejeitá-los, mas significa que se seus amigos querem ficar deitados sem fazer nada o dia inteiro, você precisa de novos amigos. A maior influência em você nessa época da vida são seus amigos. Você vira o que as pessoas com quem você anda são.
2. Leia Livros. Tente ler um livro por semana nas próximas 6 semanas. Só de fazer isso sua mente será estimulada e você vai começar a ficar entediado de ficar sem fazer nada. Você vai querer explorar ideias. Suas conversas com os amigos vão ficar chatas. […] Você vai querer falar sobre coisas mais interessantes do que sobre a última vez que fizeram algo “proibido”.
3. Escreva Seus Objetivos Para Os Próximos 5 anos, 1 ano, 1 mês e uma semana. Faça isso agora. Se você não sabe o que quer, isso é um sério problema. Pare e apenas escreva, comece a se mover. Um corpo em movimento se mantém em movimento. Não importa se você mudar de ideia mais tarde. Você não pode mudar sua mente sobre algo que quer a menos que comece a se mover pra frente.

4. Peça A Opinião Crítica dos Seus Pais. Crítica das pessoas que nos amam é uma benção e um presente. Vai ser difícil de engolir de primeira, e você vai querer criticá-los de volta, mas não faça isso. Engula vagarosamente e aja naquilo que eles falaram. Ninguém é perfeito, mas as pessoas que não aceitam crítica acabam piores no final.

5. Aceite Dificuldades. Elas são parte da vida de todos, e Deus deixa que elas entrem no nosso caminho para nos purificar e preparar. Se você rejeitar os tempos difíceis você rejeita a vida.
6. Corte O Cinismo. Líderes não rolam os olhos pra cima, crianças fazem isso. […] As pessoas trabalham muito pra fazer o que elas fazes, e quando você rola os olhos ou bufa, você está insultando e sendo desrespeitoso com as pessoas. Crianças insultam, adultos apreciam o trabalho árduo e autêntico mais do que o que está in voga.
7. Conclua Alguma Coisa. Nada constrói confiança na gente como sucesso. Quer ser um cineasta? Faça um curta e coloque num concurso. Quer escrever? Escreva um artigo e publique em algum lugar. Escolha algo e pratique e trabalhe até você ficar bom nisso. Você só pode mudar de direção se estiver em movimento.

E, é claro, tem mais um milhão de coisas para você fazer.
Mas esses 7 devem ser suficientes pra bola começar a rolar, e tirar você da cama! :)