Gotas de Sabedoria - Provérbios 13

por Débora Almeida

3 Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo. […] 5 Os homens honestos odeiam a mentira, porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas. […] 16 O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância.

Minha véia (vó) Isabel costumava dizer - “Quem fala demais dá bom dia a cavalo!”. E eu tenho a impressão que tem muita gente posicionada na vida pra levar um coice porque não consegue manter a matraca fechada! Tem gente que não só mente e fala o que não deve, como fala por trás. Ai meu bem o coice fica bem mais fácil de dar…

Primeiro pense “Pra quem estou falando?” - pra escolher conteúdo e linguagem. Não adianta rebuscar a fala ou abrir segredos para cavalos! Que bem isso trará? “Por quê estou falando?” também é um check up pertinente.

Olha o versículo 16!!!! Tem gente que vai caminhando pra perdição enquanto a gente avisando e a sabedoria está gritando. Mas daí ela resolve gritar mais alto que nós. Ela anuncia seu desastre. Lá dentro ela sabe que fez a escolha errada. Mas e meus desejos e vontades? E minha solidão e esforço? E meus/minhas mimimimi….? Cuidado ao não dar ouvidos a quem te aconselha. Pagar pra ver as vezes é a coisa mais imbecil e tomadora de tempo que você fará na vida.

4 Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. […] 11 A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá.

Auto explicativo!!! Pare releia e pense. Tem áreas da sua vida que ainda precisam de mais ação e menos bla bla bla e papel com listas! Tem áreas da sua vida que precisam de mais verdade e honestidade consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

9 Os homens corretos são como uma luz brilhante, porém os maus são como uma vela que está se apagando. […] 20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.

Para que nossa luz brilhe incansável e incessantemente a gente precisa um do outro. A gente precisa de cercar de gente que é sábia pra ver quando a gente precisa de recarregar as baterias e nos aponta, ou melhor, nos leva até as fontes e as tomadas.

As pessoas más são facilmente apagadas… elas podem até ficar lá de pé, fazendo vista. Mas o vento já apagou seu fogo.

Esteja com gente que não vai deixar sua luz acabar e fingir que não está vendo. Se cerque de gente que se importe ao ponto de confrontar e levar a amizade a um desconforto se for preciso pra te manter aceso!

12 A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida. […] 19 Como é bom conseguir o que a gente deseja! […]

Nada errado em conseguir as coisas que se deseja e ficar feliz por ter conseguido. Desde que tudo - a jornada, a sua força de vontade e de trabalho, e o resultado em si - te elevem a ações de graças ao Senhor que te deu todas as coisas.

Se algo está demorando de mais, guarda na caixinha do mistério, continua a pensar naquilo, mas arranja outro foco por agora. Muita atenção naquilo que não chega pode te zerar de forças, alegria e vontade de viver.

24 Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo.

Uma das definições para disciplina é - “ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento”. Quem ama não deixa de corrigir, no tempo certo. Quem ama vê quando a pessoa “para de funcionar”, se deseduca, esquece de suas bases e sonhos. Quem ama não tem medo de perder a posição na vida da pessoa por causa da repreensão. Quem ama não deixa a validade expirar.

Que hoje possamos ser pessoas que iluminam a escuridão de outros, que trazem a tona coisas que precisam ser mudadas, que aqueçam e dê nova vida e força a quem necessita voltar ao campo de batalha da vida.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.