Gotas de Sabedoria — Provérbios 16

por Débora Almeida

1 As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. […] 3 Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. 4 O Senhor fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça. […] 9 A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor. 25 Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. […] 33 Os homens jogam os dados sagrados para tirar a sorte, mas quem resolve mesmo é Deus, o Senhor.

Não há nada de mal ou nocivo em fazer planos e seguí-los; isso só mostra que você é sábio o bastante para se organizar, traçar seu caminho e agir. Só não confie na jornada, confie no Eterno. Porque no meio do “programado” um inusitado pode entrar. E aí? Como você age com inesperado? Lembre-se, uma das maiores lições da sabedoria, e do andar com Deus, é a flexibilidade. Você ter coragem de se dobrar pra outros lados, tentar outras alternativas, “pagar a língua” e navegar por mares nos quais jurou nunca se molhar. BEM AVENTURADOS OS FLEXÍVEIS PORQUE ELES NÃO QUEBRARÃO!

2 Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções.

Oh aí a palavra linda e mágica — intenções! Não é “o que” você faz, é o “por quê”. E esse por quê só é acertado quando você entende que primeiro vem quem você é depois o que você faz. Deus ter chamou pra ser, caminhar com Ele e depois te deu uma tarefa. Não confunda as bolas, equilibre os lados e sobreviva a jornada!

7 Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.

Forte em Brasil… nem eu sei se tô querendo que meus inimigos virem meus amigos ahaha, sério. Mas essa é a maravilha de andar com Deus, Ele muda nossas intenção, gostos, vontades, disposições… e quando menos percebemos, estamos em caminhos novos ou que considerávamos impossíveis de aproveitar.

8 Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade. […] 11 O Senhor fez os pesos e as medidas; por isso quer que sejam usados com honestidade.

Esse capítulo também tem uns “é melhor…” e eu escolhi esse. Se Deus criou as coisas para serem usadas de certa forma, elas devem ser usadas da forma correta! Aqui são os pesos e as medidas, mas é melhor ser honesto com tudo na vida — suas emoções, seu tempo, seus talentos, suas amizades, seus orgãos sexuais, os membros do seu corpo, seus pensamentos. Tudo tem hora, razão, lugar correto e forma correta de serem usados!!! Toma intento!!

12 Os reis não toleram o mal porque o que torna forte um governo é a justiça.
16 É melhor conseguir sabedoria do que ouro; é melhor ter conhecimento do que prata. […] 21 Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros. […] 23 O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais.

Outro “é melhor…” pra coleção!! A sabedoria é mais preciosa porque ela te dá poder de reunir, convencer, levar pessoas a algum lugar ou a alguma ação. Nada nesse mundo paga esse “poder” de convencimento e de agrupamento. Ser líder tem seus ônus certamente, mas estar numa posição de influência, inspiração e encorajamento é uma deliciosa e imperdível aventura!

17 As pessoas honestas se desviam do caminho do mal; quem tem cuidado com a sua maneira de agir salva a sua vida.

O bom da honestidade é saber ler os sinais do caminho, atenção aos avisos e obediência aos mesmos. A pior coisa é ver a pessoa se fazer surda a sabedoria gritando. Dá raiva, mas temos que deixa-la fazer seu caminho “burro”, sofrer as consequências, pra daí, talvez compreender.

20 Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Senhor será feliz.

32 Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.

Já diria minha irmã pro meu filho apressado em conseguir alguma coisa “paciência é uma virtude!”. E, com essa encerro essa. Quem tem paciência, consegue todo o resto.

Que o Senhor nos ajude a sermos pacientes, atentos, honestos com o que foi nos dado. E que esse dia seja memorável!
Like what you read? Give O2 a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.