Gotas de Sabedoria — Provérbios 29

por Débora Almeida

2 Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama. […] 4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. […] 7 A pessoa correta se interessa pelos direitos dos pobres, porém os maus não se importam com essas coisas. […] 14 As autoridades que defendem o direito dos pobres governam por muito tempo. […] 16 Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus. […] 18 Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz.

Leia, reflita, tire conclusões. Não escolha lados, escolha a prática e viver a vida fazendo diferente de quem você “condena”. Aí tem princípios, promessas e ordens.

5 Quem bajula os seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo.

Leia o último versículo do capítulo passado. Não tenha medo de corrigir amigos e receba bem a correção deles!

15 É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. […] 17 Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.

Aprenda a dizer não e a pagar pelos nãos que diz!! Corrija com amor, ensine sobre escolhas e consequências. Produza seres humanos incríveis e magnificentes, contagiantes e inclusivos.

22 A pessoa de mau gênio sempre causa problemas e discórdias.

Olha o mau humor aí de novo!!!

23 O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado.

Não faça alarde sobre sua vida, sua presença, suas conquistas! Mantém o low profile e deixa a honra, o respeito e a influência virem ao seu encontro. Lembra quando lemos em Lucas 14 Jesus dando a dica — não se assente na cadeira principal, espere ser convidado ;)

Que neste dia tenhamos noção da nossa própria podridão e necessidade de mudança. Que estejamos atento as necessidades das pessoas ao nosso redor — seja qual for a necessidade: correção, pão, instrução. E que saibamos esperar tudo o que vem de Deus para nós!

Like what you read? Give O2 a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.