
Gotas de Sabedoria – Provérbios 3
Por Débora Almeida
Cafés a postos? Vamos lá!
Hoje vamos navegar pelos seguintes versos do capítulo 3 de Provérbios: 3:3–4, 6, 8, 12, 17–20, 22–28, 30. Borá?
“Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.”
Quando estiver sentado na/com a Bíblia, além de versões diferentes, tenha em mãos também um dicionário da Língua Portuguesa. Ele ajuda a gente a ver as palavras sob uma nova perspectiva e nos abre novos caminhos para entender e interpretar o que está sendo dito.
Fidelidade e Lealdade palavras tão conhecidas mas tão pouco usadas, ou presentes que acabam defasadas e com seus sentidos banalizados.

Veja o que o texto diz, a fidelidade e a lealdade nos dá graça e favor diante de Deus e das pessoas.
Como isso funciona?
Bom, acho que é simples assim: você respeita os princípios das pessoas, e tenta andar sempre mais um passo pra chegar nelas; você tem palavra com relação aos compromissos que assume – principalmente aos de afeto e amor; e você tem sempre um elogia, um encorajamento e algo bom a dizer sobre e para as pessoas.

Sua constância também diz respeito à sua fidelidade e lealdade.
Seus hábitos e compromissos são mantidos? Agora observe os itens 5 e 6 no dicionário sobre fidelidade.

Temos um compromisso com a reprodução de um som – o som do céu aqui na terra precisa ecoar e nós somos responsáveis por isso.
Deus nos deu esse direito e esse dever. E independente do que acontece externamente nós temos a obrigação de manter as pessoas conscientes e sabedoras da propriedade (verdade) absoluta sobre Deus –
Ele é amor e Ele é bom!!!
“Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.”
Cara lembrei de uma música que a gente cantava quando adolescente – “deixa o Teu Espírito me levar pela estrada certa!”. E para que a e te seja guiado por Deus como a gente diz que é ou quer ser, precisamos estar conectados com Ele 24/7 – 24 horas, 7 dias por semana!
E para que isso aconteça a gente precisa de que Brasil? D I S C I P L I N A!!! É um caminho de graça e esforço. Arranje maneiras de se lembrar constantemente da presença absoluta de Deus em todos os lugares o dia todo. Uma coisa é dizer que Ele está ali outra coisa totalmente diferente é estar aware of that!
“Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.”
A gente vive a vida tentando se esquivar das dores da estrada, dos desconfortos. E Provérbios diz que para aliviar os arranhões do caminho eu preciso sair desse lugar aonde acho que minha esperteza e inteligência vão me salvar de alguma coisa ou me levar em algum lugar. A sabedoria – resultado do temor a Deus – me faz aprender com os erros dos outros; não tenho que passar por aquela bad pra ter uma experiência de amadurecimento – como é a desculpa de alguns pra burrice própria! E por último, a sugestão mais óbvia, e, por isso talvez a mais difícil; “não faça nada que seja errado”. (V. 7)
“Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.”
Sabe aquela coisa daquela mãe que dia pro filho: “Come que vai ser bom pra sua saúde”; lhe oferecendo um prato de jiló? Então! Nem sempre o que a gente precisa é o mais apetitoso ou o que a gente quer. E se tem alguém, ou o próprio Deus, te chamado na regulagem é porque ainda ha alguma esperança de que haja uma pontinha de sabedoria.
Um dia desses o Davi Lago estava aqui em casa e lembrou: “Deus não é Zeus pra ficar jogando raio do céu pra disciplinar a gente; nem Vodu pra ficar dando agulhada e rindo da nossa cara. Ele deixa ir, Ele dá essa opção – essa liberdade de escolha a porque Ele é amor!” Vai ver é por isso aquele pai da parábola diz, mesmo que com carvão doendo “Vai meu filho”. Às vezes a disciplina mais doida é deixar a pessoa ir pra longe, parar no meio de porcos, até que a ficha caia.
Que estejamos preparados par abrir os braços e fazer uma festa na hora do retorno!
“Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.”
De novo oh a felicidade aparecendo! Não é pecado ser feliz; só quando a alegria vem de um lugar errado onde Deus não é a fonte inicial e final. Se buscamos alegria só em coisas, e nos esquecemos do Doador supremo cometemos adultério. Usamos da fé para pedir e da crença pra viver! Os fins não justificam, só prejudicam os meios. A satisfação, vida e alegria quando vem Dele nos dão senso de propósito; sobrevivência (lutamos a luta, preservamos a fé); de completude.
“Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio. A sua sabedoria fez os rios nascereme fez as nuvens darem chuva à terra.”
Um sinal (outcome) de ué você está nos caminhos da sabedoria é colocar as coisas, e as pessoas até, nos lugares certos, cumprindo suas funções na melhor de suas habilidades.
Uma coisa é fazer o céu, outra é colocá-lo em seu devido lugar!!!
“Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.”
A sabedoria nos livra do caminho errado, de caminhar errado; ela nos dá a segurança de estarmos no lugar certo fazendo a coisa certa e, nos faz caminhar (e até dormir) em tranquilidade – sem medo do “de repente”.
Não viver preocupado com o que pode acontecer – ruim ou bom – e viver fazendo o que se tem que fazer, é bem libertador.
“Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje.”
Não procrastine o bem, o estender a mão, o sorriso, o abraço. Tente por esse versículo mais pra perto. Não pense só nele como “ação social” mas, qual bem você pode fazer HOJE pra alguém de dentro da sua casa, que vive dia a dia com você, e alguemta suas babaquices…
“Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.”
Não passe essa vergonha. Cheque as histórias e os “estão dizendo” e os “dizem por aí”.