Gotas de Sabedoria - Provérbios 4

por Débora

6. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 7. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. 8. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. 9. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.

Proteção, Segurança, Preço, Alto Custo, Honra, Respeito, Adorno, Embelezamento e Valor. Bom, acho que esse é um resumo que Salomão tenta fazer sobre essa tal sabedoria.

Você é sábio anda em segurança - não é que coisas ruins não aconteçam, é que você se sente protegido mesmo em meio a elas, e de fato está. A graça é de graça mas não é barata, se quisermos chegar em algum lugar na vida temos que pagar o preço do esforço e da disciplina. Todas as decisões que temos que tomar na vida, aliás, são tomadas com sabedoria quando somos capazes de count the cost primeiro (levantar o custo). Você está a fim de bancar isso até as últimas consequências?

A nossa importância, valor e relevância está em sermos sábios e termos compreensão. Isso porque só a inteligência, o bom senso, e o temor a Deus nos fará lidar melhor com as pessoas - de forma que elas e nós realmente precisamos. A sabedoria constrói lealdade e fidelidade na gente (lembra de ontem??) de forma que sejamos pessoas de palavra e confiáveis. Quando nos conectamos com Deus a ponto da sabedoria “nos inundar” servimos melhor ao próximo, estamos mais atentos as suas reais necessidades, a sua história, a sua caminhada, etc.

Várias vezes no livro de Provérbios ele diz que a sabedoria é adorno, enfeite. A sabedoria então, deve ter algum efeito “externo” na gente de chamar atenção pela beleza e cor. Aqui fala de um enfeite e uma coroa. As pessoas te olham com mais atenção, admiração até, quando você está usando um desses.

12. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. 13. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. 14. Não vá aonde vão os maus. […]

A sabedoria nos dá a opção de caminhar apesar das coisas chatas da estrada. Aqui ele diz que nada atrapalhará, e não que seremos livres de ver as coisas que atrapalham. Ou seja, vamos nos debater com isso e aquilo, mas nossa vida continua. E, melhor, na hora que precisarmos andar um pouco mais depressa não corremos o risco de cair toda hora.

Eu li uma vez em uma contra capa - “ninguém tropeça em montanhas”; nunca mais esqueci dessa frase. O que nos atrapalha na vida não são as altas montanhas que temos que escalar ou os buracos que caímos ou empacamos, mas as pedrinhas corriqueiras, pequenas, nada a ver, deixa pra lá depois endereço isso, que não tiramos tempo pra retirar da vida. Aqueles entorpecentes que ficam pairando a alma até que uma hora acaba o efeito.

A sabedoria e a educação me ajudam a caminhar seguro, firme, certo de que tomei as decisões com o máximo de cuidado que poderia. E, por isso, ela guarda meu coração e minha história.

A sabedoria me mostra onde eu não devo ir - não siga quem dá frutos que você não quer dar.

18. A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro.

Tá vendo, nunca temos promessa de passar só por coisas lindas e maravilhosas! Aqui fica claro que até os sábios passam por escuridão, por privação de saber onde pisam. Mas quem anda e teme a Deus ao mesmo tempo vai irradiando luz, até que seu próprio caminho deixa de ser escuridão.

Isso fala sobre andar mesmo na noite do desespero, do choro. Aquela história de “o choro pode uma noite durar…”. Essa noite é pra ser passada em movimento e não em desespero :)

23. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.

Que nesse dia nossa razão e pensamento nos eleve para o alto a ponto de mudar nossas atitudes e a maneira como fazemos a vida. Que a lembrança de que Deus está em nós e ao nosso redor nos faça ter forças para caminharmos avante, de cabeça erguida - sem culpa, sem desespero, sem medo.