Vício Sexual

por Maressa [Resumo da pala da Andrea Vargas, 27.08]

Em 2 Samuel, no capítulo 13, a Bíblia relata a história de uma jovem chamada Tamar, princesa, filha de Davi, ainda moça e virgem. Amnon seu meio irmão, nutria por ela um desejo que o deixou angustiado a ponto de adoecer fisicamente. Sua irmã era virgem de modo que seria impossível que ele se aproximasse dela de maneira íntima, até que pela brilhante ideia de Jonadabe (um amigo da família que convivia no palácio), Amnon finge estar doente e pede à seu pai que Tamar cozinhe para ele. Com seu vestido longo e colorido, alegria em seu rosto e amor em seu coração, a princesa vai até seu meio irmão para cozinhar para ele em sua “doença”. Após a refeição, Amnon expulsa todos os empregados do quarto e de forma violenta agarra sua irmã. “Não meu irmão, não faça isso comigo” exclama Tamar! Enquanto ele, cego e controlado por seu desejo obrigou a princesa a deitar-se com ele e ali, tem várias relações sexuais com ela. E após ter feito o que seu desejo o guiava a fazer, Amnon teve nojo e ódio de Tamar e a expulsa do quarto. Sim. É uma história de estupro, ocorrida a 2.000 anos atrás, na casa de Davi e está na Bíblia.

A cena termina com Tamar desesperada saindo do quarto após ter sido violentamente abusada por alguém que ela confiava e amava, rasgando seu vestido antes colorido e alegre e agora se cobrindo de cinzas e de choro. “Não era só um hímen rasgado ou um vestido rasgado, era um coração dilacerado.” Sua família silencia quanto ao crime, seu irmão mais velho diz “xiu”, após dois anos Amnon é assassinado por Absalão e Tamar…nunca mais foi citada. Toda a família foi destruída por um desejo.

Um desejo não vem dos seus hormônios ou dos seus órgãos sexuais, ele vem do seu cérebro! E por isso sua mente deve ser revestida com o capacete da salvação, pois é dela que vem seus desejos e vontades. Cuide primeiro da sua mente e de tudo aquilo que a alimenta e que a conduz. E todos os seus desejos e pensamentos serão frutos do que você vê, cheira, sente, come, toca, ouve, sonha e etc.

Sua mente é a porta de entrada de tudo, mas somente sairá dela para o seu corpo aquilo que você permitir que se torne ação. “Não existe demônio que pega o que você pensa e cola no seu clitóris! […] Se você não der limites a ação que seu pensamento cria, você nunca terá uma vida saudável!” Amnon não foi capaz de controlar seu desejo e criou tragédia. O problema não está em sentir, por que isso é incontrolável! Sentir a gente sente e sempre vai sentir, são reações nervosas do corpo humano que estão além do que podemos limitar, mas o que faremos com esses sentimentos…isso nos pertence! “Não adianta declarar que em nome de Jesus ninguém te atrairá, você não se sentirá excitado ou coisa do tipo!” O nome de Jesus e o poder que há nele pode te dar força para resistir as tentações, mas não vai te livrar de sentir nada.

Amnon foi guiado por uma pessoa intitulada “sagaz” pela Bíblia, mesmo adjetivo utilizado para a serpente do Éden. “Se mal conduzido, seu desejo pode te levar a morte.” Quem te guia? Quem te influência? Quem tem sido seu conselheiro nas horas em que você tem dúvidas ou problemas? “De nada adianta vestir o cinto da castidade e continuar a assistir pornografia!” Sua mente vai refletir do que você a tem alimentado e automaticamente você vai agir como reflexo disso.

Em Genesis 39, vemos a história da esposa de Potifá que controlada por sua cobiça egoísta e cega, permite com que seu desejo saia do campo imaginário de sua mente e resulte em ações contaminadas. Ela se esquece de seu compromisso com seu marido e se joga para cima de José. “A mente não se contenta apenas em desejar, chega um momento em que a pessoa precisa ir além do mero desejo e parte para a ação!” Mas José coloca Deus no comando da situação e exclama a ela dizendo que ele não faria tão pecado contra seu Deus e não desrespeitaria a Potifá! José ignora se seu corpo estava ou não a ter atração pela esposa de seu patrão e entrega a Deus suas ações para isso. “Deus está relacionado com nosso desejo, nossa vida é toda Dele! Porque somos morada de Deus e casa do altíssimo, portanto a vida não é nossa! É de Cristo e ele está vivendo na forma de ‘Maressa’!”

Você deve respeitar as etapas, primeiro você se conhece e descobre quem é você. Onde estão suas dores, cicatrizes, quais são seus pontos fracos e fortes. Depois você busca ser preenchido verdadeiramente por Deus. Depois encontre o propósito para sua vida, amadureça e enfim encontre alguém que seja compatível com todos esses planos e características, vocês saem de sua família original e criam a família de vocês. “E para o que Adão e Eva tinham juntos, Deus disse: isso é muito bom!”

Se toda a sua vida pertence a Deus, Ele deve ter liberdade para agir em todas as áreas. “Santidade não é repressão, é viver em verdade diante de Deus.” E viver em verdade é reconhecer seus problemas e lidar com eles! “Os religiosos criam mecanismos ilusórios para fingir que não tem problemas ou que não sentem coisas.” Quando na verdade, tapar o sol com a peneira nunca foi a solução. “Se eu não quero que algumas coisas sejam produzidas, eu preciso arrancá-las pela raiz e não apenas cortar o fruto.” Arrancar na raiz vai te tomar tempo, você vai ter que mexer na areia, no profundo, no que ninguém vê e que as vezes nem você sabe como é. E vai doer.

A gente se costuma a só podar ao invés de cuidar das raízes. É lá, na raiz que está quem você realmente é, onde estão as coisas ocultas que nos trazem vergonha e dor. Mas é só sabendo onde foi que tudo começou, como você foi construído, para conseguir entender a obra toda e poder dar o fim a certas coisas. E não é só com métodos detox milagrosos e religiosos que a gente consegue resolver tudo! Até limpa o bruto por hora, mas se não cuidar da raiz, vai florescer fruto podre de novo!

“Você não se tornou o que se tornou por acaso, toda a sua história te trouxe até o momento do agora.”

Cristo te aceita sabendo de toda a sua história, de todos os seus frutos, de todos os seus desejos e do que você já fez com eles. E se você fez, agora aguenta a consequência! Mas você não precisa aguentar sozinho. Ele cuida de você e cuida com você. E ainda coloca pessoas ao redor para cuidarem com você, por Ele. Por mais difícil que seja confiar em alguém hoje em dia, nEle a gente pode confiar porque ele é o especialista em cuidar de raízes. “Você tem sido uma pessoa de confiança para ajudar no tratamento de alguém?”. Precisamos nos deixar ser tratados por Deus para sermos de fato o corpo de Deus.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.