Não basta ser bom. É preciso parecer ser bom.

A designer e professora da PUC-Rio Simone Formiga define Comunicação Visual como a “transmissão visual de uma mensagem” (Conceitos-chave em design, Editora PUC-Rio, 2008). E é exatamente isso que o empreendedor busca fazer o tempo todo: transmitir a sua mensagem. Seja para investidores ou para o usuário final, quem está lançando um negócio novo ou está procurando um reposicionamento no mercado quer que sua mensagem seja completamente entendida pelo seu interlocutor.

Não basta ser bom, é preciso parecer ser bom. Em outras palavras, é obvio que é de extrema importância ter um bom produto e um ótimo discurso de venda nas mãos, mas se a comunicação visual é falha e não condiz com o que seu negócio quer dizer, há ai um grave problema no diálogo que você está propondo com o seu cliente. Apesar de ter algo de qualidade nas mãos, a promessa soa como algo mentiroso, pois o visual do produto não jus à promessa feita pelo vendedor.

Quantas vezes você já ouviu que é feio mentir? Nós somos seres altamente visuais e talvez por isso nosso senso estético está intimamente ligado ao nosso senso ético. Aprendemos desde criança que é feio mentir, é feio jogar lixo no chão, criando assim em nosso mindset que tudo o que é feio está errado ou é ruim. Por isso temos instintivamente este sentimento de que o negócio com baixa qualidade estética não vai me entregar aquilo que está prometendo. Seja um brownie, seja uma estação de metro ou um curso online, o nível de confiança naquilo que desagrada esteticamente é muito baixo.

Sem dúvida, o mesmo pode estar acontecendo com o seu negócio. Lembra de que a primeira impressão é a que fica? O primeiro contato que temos com a maioria das marcas que consumimos é visual. Uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que em uma fração de segundo nós formamos nossa opinião a respeito de algo ou alguém e essa ideia é tão forte que mesmo os fatos conhecidos posteriormente não são capazes de desmentir a primeira impressão que formamos.

Mesmo que seu produto seja realmente muito bom e útil para as pessoas, nós precisamos ter uma primeira boa impressão sobre ele. Justamente aí entra a comunicação visual e por isso ela é tão importante para qualquer negócio. Procure um bom designer para dar um up no visual do seu produto ou serviço. Design é investimento e não custo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.